per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

A Páscoa de Jesus Cristo

A Páscoa de Jesus começa com o tempo de Quaresma a partir da Quarta Feira de Cinzas em que todo o cristão é convidado a viver uma caminhada de preparação espiritual desde a reconciliação consigo mesmo, com os outros e com Deus para a viver em verdadeira consciência de fé. Para que este tempo pudesse dar os seus frutos entre nós, Comunidade de Penajóia, o Pároco fez-nos durante este tempo uma reflexão baseada no Lema: Vamos todos com Alegria. Subamos a Jerusalém. É no alto da colina, em Jerusalém, que Jesus é crucificado entregando-se por AMOR. Na Sua dor, paixão, nas Suas chagas redime todas as dores, feridas, angústias, tristezas, e desalentos. (…) E, para que esta caminhada de Quaresma fosse mesmo vivida em consciência de preparação para as alegrias pascais, foi-nos apresentada uma CRUZ colocada na base do Altar Mor da Igreja Paroquial com a abertura de cinco chagas e, que em cada semana se refletia nas homilias de domingo sobre cada uma delas fechando-as com a palavra mote da respetiva chaga: chagas pessoais, chagas culturais, chagas sociais, chagas familiares e chagas paroquiais.  

(…)As chagas são as nossas feridas que têm cura nas chagas de Jesus, nas Suas feridas abertas, pelas quais o amor de Jesus nos toca e nós podemos tocar o amor de Jesus. (…) Para além de toda esta reflexão vivemos os Jubileus da Paróquia de Santíssimo Salvador e da Senhora da Encarnação que foram momentos de penitência, reflexão, oração e de sufrágio pelos respetivos Irmãos. Depois vivemos a Semana Santa com participação em todas as cerimónias desde o Domingo de Ramos onde lembrámos a entrada de Jesus em Jerusalém e a Sua prisão; a solenidade de Quinta Feira Santa como memorial da Instituição da Eucaristia e Lava-Pés; a Via Sacra entre O lugar do Rossaio e a Igreja de Santíssimo Salvador, Via Sacra meditada e cantada em todo o seu percurso com encenações nas principais Estações apresentadas pelos jovens e a palavra do Pároco antes da adoração da Cruz. Aqui os nosso grupinho de jovens quis homenagear o Pároco, que fazia anos nesse dia surpreendendo-o com uma palavra de reconhecimento e felicitações onde não faltou o ramo de flores, o bolo com as velas e a saudação de toda a assembleia de cristãos presente com o cantar dos parabéns. (…) 
Na Quinta-Feira Santa tivemos a celebração do Memorial da Eucaristia com um cerimonial específico onde não faltou o ato do Lava-Pés com a colaboração de doze homens de toda a Paróquia. (…)  
No Sábado Santo tivemos a Eucaristia da Ressurreição a partir das vinte e uma horas com a celebração de todos os rituais próprios; Bênção do Fogo e preparação do Círio Pascal; a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal; o Canto Das Ladainhas; a Bênção da Água e a Liturgia Eucarística. Os Jovens depois do rito da renovação da Promessa Batismal apresentaram uma bela e emocionante encenação musical da música “Tu és a Água Viva” (…).  
O dia de Páscoa começou com a procissão do Santíssimo Sacramento à volta da Igreja Paroquial seguida da Eucaristia que teve a cerimónia do envio de quatro grupos com a respetiva Cruz e tendo o Pároco legado neles levarem a cada casa da paróquia a mensagem das Alegrias Pascais onde as famílias reunidas e em festa os receberam com fé e carinho. (…) As Bênçãos de Jesus Ressuscitado a todos os nossos leitores. 

 

Artigo completo em: Maria Teresa Felisberto, in Ecos de Penajóia, ano 58, nº 648, 10 de abril de 2024 

Fotografia: André, Vera e Gil 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt