per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Acolhemos e fomos acolhidos

Foi com alegria e alguma ansiedade, que subimos até Avões. O autocarro vindo de França transportava 55 jovens, incluindo dois sacerdotes, jovens também. Iam ser acolhidos por várias famílias das duas paróquias que responderam ao apelo dos seus párocos. 
Algum tempo de espera. E eis que subindo a pequena ladeira, aparece o grande grupo que nos saudou com um franco – Bonjour! E foi ali, no largo da Igreja de Avões que foi feita a distribuição dos jovens pelas famílias de acolhimento. E no nosso caso, com um francês atrapalhado e já esquecido, recebemos a Aliz Fouquet e a Clemence. A Aliz de origem africana e a Clemence de naturalidade Francesa. Aliz frequenta o décimo segundo ano e Clemence o terceiro ano da faculdade de Direito. 
Havia entre elas, amizade e cumplicidade. As refeições em casa eram alegres. Apesar da língua, não havia embaraços.  
No dia em que lhes mostramos o quintal, a Clemence ficou admirada ao ver uma ameixeira com ameixas. Disse que nunca tinha visto o fruto na árvore. Em todos os encontros, refeições ou celebrações, tinham o cuidado de por alguns momentos virem junto de nós. Foram dias felizes, vividos em comunhão de ideais e movidos pela mesma fé.  
A partida já custou. Aquelas duas meninas ficarão para sempre a lembrar as JMJ em nossa casa. Ao desfazer a cama de uma delas encontrei um lindo postal de Nossa Senhora dos Remédios, onde elas quiseram agradecer o acolhimento dado. Nem o desenho do nosso gato Kiko faltou. Mimavam-se mutuamente. A leitura do postal, e a maneira discreta como quiseram agradecer fizeram soltar as lágrimas. Já tivemos saudades das nossas meninas.  
A opinião geral dos casais é que esta foi uma experiência inesquecível. Todos sentiam saudades e um vazio na casa. Já lhes ia fazer falta a alegria daqueles jovens. 
Que o Jesus que procuram continue em suas vidas a fazer soltar aqueles cânticos alegres de Aleluia, Ressuscitou! 
Tivemos muito gosto em recebê-los, mas temos a certeza que também fomos acolhidos nos seus corações. Deixaram alegria, humildade, rigor de horários, gratidão e exemplo de Fé em Jesus. 
 

Manuela Felisberto, in Ecos de Penajóia, ano 57, nº 642, 18 de agosto de 2023 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt