per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Liturgia

Acólitos

O Ministério do Acólito remonta aos primórdios da Igreja Católica, existindo relatos da sua missão no ano de 251. Na Igreja encontramos dois tipos de acólitos: os Acólitos Instituídos e os Acólitos não Instituídos. 

Acólitos - Paróquia de Penajóia

Os Acólitos Instituídos são os acólitos que recebem esse serviço como ministério, de acordo com as normas da Igreja. A introdução para a Instituição do Ministério dos Acólitos diz-nos que, de acordo com a tradição da Igreja, esta instituição é reservada aos homens. Estes devem ser apresentados ao Bispo diocesano, preparados e Instituídos como Acólitos da Igreja Católica. O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Eucaristia e distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão. (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam) 

Na falta dos acólitos instituídos, os  Acólitos não Instituídos exercem a função própria de um acólito, auxiliando o padre na Eucaristia, podendo ser rapaz ou rapariga. 

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Quem é acólito segue e serve, em primeiro lugar, Jesus no Seu altar, na Sua Igreja. 

Na Eucaristia, o acólito acompanha e serve o presidente da celebração ajudando-o quando necessário. É da responsabilidade dos acólitos garantir que as celebrações sejam dignamente celebradas, seguindo o seu ritual próprio e todos os seus preceitos. Ser acólito não é desempenhar um serviço como outro qualquer. Quem é acólito desempenha funções, mais próximas de Jesus, junto da Palavra e da Eucaristia que Ele nos deixou. 

O acólito deverá, pois, aprender a servir como Jesus, com delicadeza, prontidão e alegria. Jesus deverá ser o modelo a seguir. Para isso o Acólito deverá preparar-se bem e desempenhar as suas funções o melhor que seja capaz, dando bom exemplo diante de todos. 

O acolitado é um serviço prestado em grupo e para a comunidade só faz sentido integrado na vida paroquial. Na nossa paróquia este serviço é realizado pelos adolescentes e jovens dos diversos lugares de culto e são eles: Ivo Fernandes, David Fernandes, Inês Cardoso, João Araújo e Tiago Sequeira. 

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt