O motivo para a transladação deve-se ao facto do proprietário dos terrenos da Portela ser o capitão José Rodrigues Ribeiro, um dos mais tributados da época, e que vivia na casa que foi dos caseiros dos atuais donos da quinta do Estremadouro, uma casa grande. O caminho era feito por baixo dessa casa e ia dar à Capela na Portela, que continuava para o Povo atravessando o ribeiro por um pontão de madeira. Quando o visconde de Valmor adquiriu os terrenos, isolou-os e procurou tirar a Capela das suas propriedades, porque, entretanto, refizera a casa grande, ainda existente, com uma capela dedicada a S. Francisco.
O seu sobrinho – Dr. Albano, advogado de renome internacional, embora enriquecesse na quinta, acabou por vendê-la, sendo hoje pertença da família Montenegro. Assim, sabemos que a Senhora da Piedade é venerada há séculos pelos naturais de Valclaro, que ainda hoje continuam a respeitar e a confiar no amor maternal de Nossa Senhora.
A Capela de Nossa Senhora da Piedade tem dois altares laterais, um com a invocação a Nossa Senhora de Fátima e o outro a Santa Teresinha. Existem ainda dois nichos com as imagens das “Santas Mães” e do Sagrado Coração de Jesus. Os altares laterais, na sua origem, eram de madeira. Na última requalificação da Capela, realizada 1980, estes foram retirados, por estarem muito deteriorados e colocadas as imagens nos altares atuais, em granito.