per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Capela de Santo António em restauro

Capela de Santo António - Restauro - Paróquia de Penajóia

A Capela de Santo António foi construída por volta de 1715, mas ao longo dos tempos sofreu profundas alterações que provocaram a remoção de todo o douramento existente nos retábulos principal e lateral, deixando-os mais tristes e escuros. Nestes últimos tempos nasceu a vontade de dotar aquele espaço, utilizado muitas vezes como capela mortuária, com mais conforto e sentido estético, preservando o valor arquitetónico que os nossos antepassados nos legaram. Consultada a Comissão de Arte Sacra da Diocese de Lamego e recolhidos os diversos orçamentos, o Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia de Penajóia (CAEPP) decidiu entregar o restauro à empresa Quadrifólio com um orçamento de 14 797,00 €. Iniciado o restauro fomos dando conta que muitas das peças estavam destruídas pela intervenção maléfica da térmita (formiga-branca) e humidades acumuladas, exigindo a reconstrução de novos elementos em madeira de castanho. Associado a esta descoberta encontramos quatro peças em madeira pintada, dos finais do século XVII, que estavam a servir de suporte e apoio ao retábulo principal. Em duas destas peças é possível identificar a imagem completa de S. António. Estes trabalhos extras, acrescentará valor ao orçamento apresentado.  

O restauro, dos retábulos, resumiu-se à limpeza, desinfestação, retirada de vernizes, correção de desgastes e douramento da talha, em folha de ouro de lei com acabamento final. Optou-se por deixar a madeira no seu tom natural, e tal e qual como nos habituamos a ver, apenas dourando os motivos trabalhados. No fundo dos altares foi colocado um pano em damasco claro, para dar profundidade e destaque à imagem de S. António e de Nossa Senhora da Conceição. As imagens existentes foram todas elas restauradas, sem as repintar, mantendo o mais possível os seus traços originais. As obras terão de continuar agora com a retificação de todo o telhado, teto, paredes, iluminação, retirada dos bancos em pinho e limpeza final. Provavelmente, no final, teremos uma despesa que poderá ultrapassar os 25 mil euros. Até ao momento já liquidamos, e com recurso a empréstimos dentro da Paróquia, o orçamento apresentado pela Quadrifólio, faltando liquidar os trabalhos extra e as restantes obras.  

A Capela de S. António não possui a totalidade do valor necessário para esta requalificação. Tem apenas uma receita de 10 mil euros (ver em jornal Ecos de janeiro de 2020). Necessita, por isso, da colaboração de todos para mantermos este lugar digno para as celebrações que ali realizamos. Apelamos, por isso, ainda que em tempos de dificuldade e de crise pandémica, à generosidade de todos, podendo entregar as suas ofertas ao Sr. José Domingos ou por transferência bancária para o IBAN: PT50 00350390 00064993230 09, da Caixa Geral de Depósitos. A seu tempo, algumas pessoas percorrerão os diversos lugares da paróquia pedindo o contributo de todos para pagarmos, como paróquia, a despesa efetuada. Continuemos juntos a edificar e qualificar a nossa Paróquia. 

(in Ecos de Penajóia, de Abril de 2020) 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt