per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Decálogo da nossa família

#10familytips

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida lançou um Decálogo para as crianças, com 10 conselhos para crescer juntos – pais e filhos – colocando em prática o que o Papa Francisco diz na sua Exortação Apostólica sobre a Alegria do amor em família (Amoris Laetitia). Apresentamos aqui um resumo:

I – Um olhar amável faz com que nos detenhamos menos nos defeitos dos outros (AL 100). Na família amamo-nos, respeitando e valorizando as diferenças de cada um. 

II – O amor deve ser colocado mais nas obras que nas palavras (AL94). Na família, cada um contribui para responder às necessidades, segundo a sua idade e capacidade. 

III – É bom experimentar a felicidade de dar e de se dar, sem calcular nem reclamar nada em troca, mas apenas pelo prazer de dar e servir (AL 94). Na família, cada um está ao serviço dos demais, mas ninguém é criado de ninguém. 

IV – Pai e mãe devem ajudar os filhos a fazer as coisas pelas próprias mãos: isso é expressão de autonomia e maturidade, sinal de que se está a crescer bem. 

V – Renunciar a algo que se deseja pode ser bom para fortalecer a personalidade e aprender a dar o valor devido às coisas pouco importantes. 

VI – Reservar tempo de qualidade permite escutar, com paciência e atenção, até que o outro tenha manifestado tudo o que precisa de comunicar (AL 136). Na família, é bom perguntar «como vais?» e sentar-se ao lado do outro para o escutar. 

VII – Na família, há três palavras mágicas que nunca podem faltar: “por favor”, “obrigado/a” e “desculpa” (AL 133). 

VIII – A pessoa que ama é capaz de dizer palavras de incentivo, que reconfortam, fortalecem e estimulam (AL 100). Quando há um problema, é preciso falar sobre ele com a mãe, o pai, entre irmãos, ou com outra pessoa da família. Enfrentamos os problemas juntos, em família, nunca sozinhos! 

IX – Ter irmãos é um bem e uma força. É a forma mais direta de aprender a aceitar e a respeitar o outro e de o amar nas coisas pequenas de cada dia. 

X – A família deve ser o lugar onde uma pessoa, quando consegue algo de bom na vida, sabe que alguém se vai congratular com ela (AL 110). É bom elogiar e dar presentes, dizer ao outro «obrigado/a», «parabéns» ou «admiro-te», ou simplesmente «amo-te muito». 

 

In http://www.laityfamilylife.va/content/laityfamilylife/pt/amoris-laetitia/iniziative-e-risorse/-10familytips.html 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt