#10familytips
I – Um olhar amável faz com que nos detenhamos menos nos defeitos dos outros (AL 100). Na família amamo-nos, respeitando e valorizando as diferenças de cada um.
II – O amor deve ser colocado mais nas obras que nas palavras (AL94). Na família, cada um contribui para responder às necessidades, segundo a sua idade e capacidade.
III – É bom experimentar a felicidade de dar e de se dar, sem calcular nem reclamar nada em troca, mas apenas pelo prazer de dar e servir (AL 94). Na família, cada um está ao serviço dos demais, mas ninguém é criado de ninguém.
IV – Pai e mãe devem ajudar os filhos a fazer as coisas pelas próprias mãos: isso é expressão de autonomia e maturidade, sinal de que se está a crescer bem.
V – Renunciar a algo que se deseja pode ser bom para fortalecer a personalidade e aprender a dar o valor devido às coisas pouco importantes.
VI – Reservar tempo de qualidade permite escutar, com paciência e atenção, até que o outro tenha manifestado tudo o que precisa de comunicar (AL 136). Na família, é bom perguntar «como vais?» e sentar-se ao lado do outro para o escutar.
VII – Na família, há três palavras mágicas que nunca podem faltar: “por favor”, “obrigado/a” e “desculpa” (AL 133).
VIII – A pessoa que ama é capaz de dizer palavras de incentivo, que reconfortam, fortalecem e estimulam (AL 100). Quando há um problema, é preciso falar sobre ele com a mãe, o pai, entre irmãos, ou com outra pessoa da família. Enfrentamos os problemas juntos, em família, nunca sozinhos!
IX – Ter irmãos é um bem e uma força. É a forma mais direta de aprender a aceitar e a respeitar o outro e de o amar nas coisas pequenas de cada dia.
X – A família deve ser o lugar onde uma pessoa, quando consegue algo de bom na vida, sabe que alguém se vai congratular com ela (AL 110). É bom elogiar e dar presentes, dizer ao outro «obrigado/a», «parabéns» ou «admiro-te», ou simplesmente «amo-te muito».