III Domingo da Quaresma
7 de março de 2021
A liturgia deste terceiro Domingo coloca-nos diante de duas grandes instituições do Judaísmo: o Templo e a Lei. O Templo é o lugar onde nos encontramos com Deus, onde celebramos e onde partilhamos a nossa vivência como comunidade, como paróquia e como irmãos. A Lei, é a Palavra de Deus, feita proposta e ensinamento para vivermos uma vida repleta de ações boas, numa intimidade com Deus e no cumprimento da sua vontade e projeto de Felicidade.
O Templo de Deus não se reduz a um edifício. Nós, pelo Batismo, somos Templo de Deus. Cada homem e cada mulher… é uma pedra vida deste Templo Senhor, uma morada de Deus, marcados com a mesma dignidade de Filhos de Deus. A Lei, não é apenas um conjunto de preceitos, regras, mas inscreve-se numa única Lei, a Lei do Amor. Só o Amor deve nortear a nossa vida e motivar-nos no cuidado do outro e da natureza.
DESCOBRIR O AMOR, é um grande desafio que colocamos em mãos nesta semana. DESCOBRE como é belo o AMOR de Deus e procuremos imitar esse Amor. Sejamos capazes de amar o mundo como Deus o ama. O que é que precisamos de expulsar ou de libertar da nossa vida interior? Quais as injustiças que cruzam a minha vida e às quais permaneço indiferente? A forma como vivo a religião, não necessitará de uma purificação? DESCOBRE a essência da Fé, DESCOBRE o verdadeiro AMOR.
Nos dias 12 e 13 de março, propõe-nos o Papa Francisco que vivamos as 24 horas para o Senhor, um dia inteiro em oração diante do Santíssimo Sacramento. Não o poderemos fazer presencialmente. No entanto, propomos que criemos uma rede de oração em nossas casas, unidos virtualmente. O desafio é que nos organizemos em nossas casas, com as nossas famílias, e, nestes dois dias, disponibilizemos, meia hora ou uma hora para rezarmos com o pensamento no sacrário da nossa Paróquia. Os mais novos podem optar pela noite e os mais velhos pelo dia. Neste link, https://paroquiadepenajoia.pt/24-horas-para-o-senhor-em-familia/, as famílias poderão inscrever-se, escolher a hora que estarão em oração, para que nas 24 horas desta iniciativa esteja sempre alguém e em algum lugar em oração, pedindo pelo mundo, por nós próprios, pelo Papa, pelas nossas paróquias e pelo fim desta Pandemia. Vamos ver se todos conseguimos levar a bom porto esta iniciativa.
Leituras:
Purificação do Templo de Jerusalém: Gritar contra as injustiças dos mercenários deste mundo (Jo 2, 13–25)
Fratelli Tutti, 67
Desafios:
- Escrever e colocar a lei do Amor: “Amar a Deus e ao Próximo”
- Inscrever-se para a iniciativa: “24 horas para o Senhor”
- Colocar uma cruz no exterior de casa (se ainda não o fez)
Dinâmica:
- Enviar mensagem de agradecimento àqueles te permitiram descobrir o Deus Amor (pais, avós, professores, catequistas, padrinhos, pároco e todos os que têm influência na formação humana e cristã).
- Disponibilizar uma hora, com a nossa família, para a oração “24 HORAS PARA O SENHOR” em casa e fazer a sua inscrição no formulário disponível nesta página.
- Não esquecer a renúncia quaresmal: quem vê a caridade, vê a DEUS. Na Diocese de Lamego será para o fundo social e para a Diocese de Alepo – Síria.
- A lei do Amor é a máxima ou suprema de todas as leis. Ela deve nortear a nossa vida para cuidarmos uns dos outros.
- Que sinais do Amor de Deus identificas no teu dia-a-dia e nas relações com os outros?