O Tempo da criação começa no dia 1 de setembro e termina no dia 4 de outubro, na Festa de São Francisco de Assis, santo padroeiro da ecologia, e é reconhecido por todas as confissões religiosas cristãs. O dia 1 de setembro é o Dia Mundial da Oração pela Criação e foi instituído pelo Para Francisco, por coincidir com a comemoração que já era feita pela Igreja Ortodoxa. Durante este mês os 2,2 biliões de cristãos de todo o mundo unem-se com ações e orações pelo cuidado da nossa Casa Comum.
Os cristãos de todo o mundo, enquanto seguidores de Cristo, cumprem a missão que Deus confiou a todos os homens e mulheres de serem os guardiões ou os defensores da criação de Deus.

O tema escolhido para este ano é “Jubileu pela Terra”. A alegria e a beleza da Terra exigem que olhemos para ela não apenas como um recurso inesgotável ou que nos facilita o nosso viver, mas como sendo a casa de todos, que necessita de ser cuidada, defendida e preservada.
A Pandemia global da Covid-19 levou a uma redução de atividade económica e industrial. Todos nós pudemos observar como os índices de poluição diminuíram, tornando visíveis montanhas, rios e vales tantas vezes ofuscados pelo excesso de dióxido de carbono e outros materiais poluentes. Um pequeno e terrível bicho, fez-nos parar e refletir no quão pequenos somos e de como todos estamos no mesmo barco.
O Comité Diretivo do Tempo da Criação através da sua página e Facebook propõe a todos os cristãos momentos de oração, seminários, fóruns, assim como materiais que nos ajudarão a estarmos mais atentos no cuidado da nossa Casa Comum.
Não são necessários grandes gestos para vivermos, este mês, voltados para o Planeta Terra. Aliás durante este mês, muitos de nós estaremos em contato com a terra e as plantas que dela brotam, pelas campanhas agrícolas que estamos a viver da vindima e da apanha da maça.
A terra e todos os seres que nela habitam merecem que olhemos para ela com olhos diferentes. Olhos que louvam a Deus pela beleza que nos é oferecida e olhos que rezam para que toda a humanidade opte por um estilo de vida que tenha em conta o cuidado integral pela ecologia e na proteção dos mais desfavorecidos que dependem essencialmente daquilo que a terra dá.
Colocamos a disposição de todos os subsídios para vivermos este mês de Jubileu da Terra: Guião da Celebração do Tempo da Terra, Oração para o Tempo da Criação e a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si” sobre o cuidado da terra.
Participemos todos no Cuidado a Terra.