per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Abril

ecos-editorial-abril
ecos de penajóia - abril

1 – Páscoa. Após dois anos limitados nas celebrações devido à Pandemia, este ano pudemos, apesar das regras impostas, celebrar a Páscoa. É certo que muitas famílias ainda não se reuniram como nos anos pré-pandemia, no entanto, sentimos um aumento de pessoas que regressaram à sua terra natal para, em comunidade, celebrar a Páscoa. Na nossa comunidade, as celebrações da Instituição da Eucaristia e Lava-pés, a Via Sacra, a Vigília e o Domingo de Páscoa são vividas com muita intensidade. A Via-Sacra foi o acontecimento que envolveu um maior número de pessoas. Os nossos jovens, através da criação de alguns quadros bíblicos, tornaram a Via-Sacra um momento de oração. A comunidade está de parabéns pela dignidade com que participou e pelo silêncio criado. O Domingo de Páscoa, com a Eucaristia e Visita Pascal, foi outro momento vivido num espírito de oração. Desta vez, mesmo sem o beijar da cruz, sentimos que as pessoas viveram intensamente a oração proposta e rezada em cada casa. A Páscoa e o anúncio de Cristo Ressuscitado, também se concretiza pela forma com que fomos capazes de viver cada um destes momentos comunitários. 

2 – Crisma. A celebração do Sacramento do Crisma ou Confirmação integra o ciclo dos três Sacramentos da Iniciação Cristã, essenciais à identidade e vivência cristã. Estes três sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Confirmação tornam o Cristão mais forte e comprometido. São como que um selo visível no rosto, uma marca inviolável que fica sempre no coração de cada crente. 
O ritmo de catequese, proposto pela Conferência Episcopal Portuguesa, afirma que a catequese deve englobar dez anos de formação, no final dos quais, e atendendo às circunstâncias locais, se celebre o Sacramento do Crisma. É, por isso, conveniente que haja sempre uma preparação para a celebração do Crisma, mesmo após os dez anos de formação dos nossos adolescentes. A nossa comunidade tem vindo a preparar esta celebração, associada também à preparação da Jornada Mundial da Juventude 2023, em Lisboa. Num dos encontros foi colocada a questão: para quê ser crismado? As respostas não se fizeram esperar: para ser padrinho/madrinha, para me casar, porque todos fazem, porque já fiz os dez anos de catequese e, lá no meio, alguém diz para conhecer mais e melhor a Jesus. 
As respostas dos nossos adolescentes não nos devem surpreender. Aliás esse é também o modo de viver de muitos dos nossos cristãos e seus pais. Vou à missa, sou cristão, batizo os filhos ou celebro o sacramento do matrimónio porque Sim. Não há um compromisso para uma igreja sinodal. Para ter mais um carimbo e dar-me a possibilidade de… 
Os Sacramentos são uma dádiva de Amor de Deus para com a Humanidade. Não olhemos para eles como uma circunstância de momento ou como algo que posso possuir ao jeito de curriculum. Aproximemo-nos deles porque queremos amar mais a Jesus, viver mais intensamente o seu Amor e Perdão. Na verdade, só deveria pedir o Sacramento do Crisma aquele que quer ser melhor Filho de Deus, participando na vida comunitária.  

3 – Maio. Iremos iniciar o mês de Maria. Durante este mês, em muitos dos lugares de culto e em muitas das nossas famílias, iremos rezar o terço. Alguns peregrinos deslocar-se-ão, a pé, ao Santuário de Fátima. Na nossa comunidade também iremos viver, este mês, voltados para Maria. Em cada terça feira e em cada sábado seremos convidados a rezar o terço em comunidade. Não faltemos ao convite e sintamo-nos todos envolvidos a rezar pela Paz. 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 55, nº 628, 29 de abril de 2022.  

 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt