per Mariam ad Iesum

Editorial do Ecos de Penajóia – janeiro

Quaresma
ecos Penajoia - Paróquia de Penajóia

1 – Quaresma. A celebração do Natal já lá vai e estamos a caminho do V Domingo do Tempo Comum. Em breve iniciaremos o Tempo da Quaresma que tem o seu início no dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas. Ao longo de quarenta dias seremos convidados a viver um tempo de Penitência, Jejum, Oração e Esmola. Um tempo para olhar no mais fundo da nossa essência e da nossa vida, para iniciarmos um processo de renovação, conversão e transformação. A Quaresma é tempo favorável para, através de diversas formas, renovarmos a nossa fidelidade cristã. O gesto de imposição das cinzas, na Quarta-Feira de Cinzas, leva-nos a tomar consciência da nossa condição de pecadores. A Quaresma é tempo propício para o aprofundamento do desígnio de Deus sobre cada um. É tempo para crescer na nossa relação com Deus e com os nossos irmãos através da partilha e da renúncia a tantas coisas que são supérfluas. Nesta Quaresma, e seguindo a dinâmica do Advento, seremos convidados a subir a Jerusalém, imitando Jesus e os seus discípulos. Uma subida que exigirá de cada um, esforço para abandonar todos os resquícios de egoísmo, injustiça, superficialidade e pecado para, na Cruz Redentora, nos encontramos com o Deus que cura todas as feridas tornando-nos mensageiros da Paz e do Amor. Aproveitemos este tempo de graça participando nas diversas celebrações litúrgicas que nos ajudarão nesta caminhada quaresmal e na luta constante contra o mal e suas tentações.

2 – Lepra. No último domingo da janeiro celebramos o Dia Mundial da Luta contra a Lepra, designada de doença de Hansen. A Lepra é uma doença infeciosa crónica que atinge o sistema nervoso, especialmente os nervos das partes mais frias do corpo: mãos, pés e rosto. A comemoração deste dia tem como objetivo consciencializar as pessoas sobre a hanseníase ou doença da lepra. Esta data foi escolhida pelo humanitário francês Raoul Follereau e é celebrada desde 1954. Apesar de o número de pessoas com esta doença estar a diminuir, o fato é que ela continua a ter um estigma, marginalizando e afetando essencialmente os povos mais pobres. Este dia deve também servir para continuarmos na luta contra tantas doenças que afetam os mais desfavorecidos, sensibilizando para que a humanidade crie uma cultura de integração, de apoio espiritual e de cuidados de saúde para a doenças que marginalizam.

3 – Corrupção. Aproximamo-nos das eleições legislativas e com elas aumentam os casos de corrupção exercidos pelos nossos políticos. A atitude responsável e ética de quem foi escolhido para nos governar parece esfumar-se nas amarras dos interesses pessoais e corrupção. Só há uma forma de vencer este mal, é assumirmos uma atitude de luta contra a corrupção a começar no contexto das nossas famílias.

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 58, nº 646, 31 de janeiro de 2024

Partilhe este Artigo:

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt