1 – Ano Letivo. Chegou ao fim mais um ano letivo cheio de desafios e com algumas incertezas que não se desvaneceram neste período com mais algumas semanas de aulas no primeiro e segundo ciclos. Estes dois anos, vividos com esta terrível Pandemia, pautaram-se por uma influência negativa na comunidade escolar. E, quando me refiro à comunidade escolar, incluo os alunos, docentes, auxiliares e famílias. Todos, ainda que ao seu jeito e utilizando os meios ao seu dispor, procuraram dar a melhor resposta com o objetivo de reduzir os efeitos negativos de um isolamento, de ausências constantes ora de alunos ora de professores, avaliações e trabalhos repetidos à exaustão, com atividades a ser canceladas ou adaptadas ao online. Em todas as tarefas o contato físico, o convívio, o toque nas pessoas e coisas foi reduzido ao essencial, quando não anulado. A aprendizagem e a aquisição de conhecimento fazem-se pelo toque, pelo contato, pela experiência. O ensino não pode ser simplesmente livresco, ou um despejar de conteúdos, uns em cima dos outros. Necessita de experiência e de aplicabilidade à vida, às pessoas e às coisas. Realidades essenciais que não são ultrapassadas pela distribuição gratuita de internet e computadores a alunos e professores. Os currículos, o modo de ensinar, a linguagem, a responsabilidade e o compromisso cívico terão de acompanhar esta transformação. Talvez aqui ainda haja muito a fazer para tornar a escola num lugar de aquisição de conhecimento onde a ética e progresso possam caminhar juntos, na construção de uma sociedade mais justa e livre.
2 – EMRC. A Educação Moral Religiosa Católica é uma disciplina de oferta obrigatória e de escolha facultativa no sistema educativo português. Todas as escolas devem oferecer a possibilidade de alunos e encarregados de educação escolherem esta disciplina. O programa curricular da EMRC permite que esta seja uma disciplina diferente onde a reflexão, o debate, a espiritualidade e a decisão ética e moral sejam os pilares fundamentais. Embora seja uma disciplina de cariz religioso e, neste caso, associada à Igreja Católica os temas tratados são universais, ecuménicos e num respeito sagrado pelas diversas confissões religiosas, filosóficas e humanistas, cujo objetivo se centra na construção de um mundo mais justo, equilibrado e sustentável.
Nem sempre as escolas são sensíveis a uma oferta equitativa da disciplina de EMRC, colocando-a em dois polos extremos de escolha: ao inicio da manhã ou ao final da tarde; ter aulas ou não ter; escolher EMRC ou uma outra oferta educativa. Compete aos encarregados de educação cristãos alterar esta tendência e matricularem anualmente os seus filhos, oferecendo-lhes mais uma ferramenta que os ajudarão a serem mais felizes.
3 – Férias. Julho e Agosto são meses tradicionais de férias da escola e profissionais. Férias é sinónimo de descanso, mudança de ritmos, espaço para o lazer ou tempo para fazer coisas novas e diferentes. Férias não deve ser tempo de ausência ou de colocar de parte algumas realidades da nossa vida. Não faremos verdadeiramente férias se fizermos pausa da família, da construção do bem, da preocupação ecológica e de DEUS.
José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 54, n.º 619, 30 de junho de 2021