per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Maio

1 – Um novo normal. A partir do dia quatro de junho praticamente toda a atividade cultural, económica e social voltará ao normal, dito de outra forma, a um novo normal. Sim, a uma normalidade nova. Nada voltará a ser como dantes, é a opinião de grande parte da sociedade. Também eu gostaria de assim pensar ou até de o afirmar, mas tenho as minhas dúvidas, o ser humano tem uma memória líquida, dilui-se facilmente com a temporalidade. Os acontecimentos de hoje marcam-nos, motivam-nos a compromissos e atitudes diferentes, mas isso tem um tempo limitado, e quando se dá conta voltamos ao mesmo. Talvez porque falte uma vontade firme, impregnada de uma espiritualidade forte, para que realidades ou os nossos atos sejam de verdade novos e diferentes. No entanto, este plausível cenário, não me impede de sonhar com um novo normal, que se concretiza numa Igreja Nova e que seja mais laical, com uma presença viva e testemunhal dos nossos cristãos; uma igreja doméstica que cresce e se alimenta da oração; uma igreja fraterna, voltada para fora e que vá de encontro aos mais frágeis e vulneráveis; uma igreja de comunhão, que vive da comunhão eucarística e construa unidade paroquial e, por fim, uma Igreja para todos e de todos, dos crentes e dos descrentes, dos emigrantes e dos da nossa terra, sem ronha, mas uma Igreja próxima, alegre e bela ao jeito de Jesus Cristo. Este novo normal, não é muito diferente daquele a que alguns de nós experimentaram, durante o período de confinamento. 

2- Laudato Si. No passado domingo, 24 de maio, o Papa Francisco deu início a um Ano Especial dedicado Encíclica Laudato si, que nos ajudará a refletir no conceito de ecologia integral com o compromisso público para a “sustentabilidade total”. A pandemia serviu para sentirmos a diminuição da poluição e a preocupação de voltarmo-nos para o cuidado da nossa casa comum, o planeta onde vivemos. 

Os cristãos são chamados a contribuir para uma sociedade mais ecológica, porque o nosso Deus também é verde, é ecológico, é o Criador. 

  

P. José Fernando, in  Ecos de Penajóia, ano 53, n.º 608, 26 de maio de 2020

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt