per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – março

editorial março - ecos de penajóia
editorial março - ecos de penajóia

1 – Páscoa. A vivência da prática religiosa e dos acontecimentos que envolvem o centro da nossa Fé: a Morte e Ressurreição de Jesus, aos poucos, retornam o seu normal ritmo. No entanto, ainda notamos que os índices de participação são muito diferentes de outrora. As pessoas estão mais envelhecidas e impedidas, por questões de saúde, de participar em todas as celebrações, a comunidade assiste a um envelhecimento da sua população fruto da saída dos nossos jovens para outras terras e/ou países, uma acentuada diminuição da taxa de natalidade aliada a uma indiferença religiosa. Ainda que algumas pessoas (nacionais ou estrangeiros) procurem a beleza destas terras para adquirir uma casa de férias ou de descanso, não é suficiente para aumentar o número de residentes, nem cria tempo para se envolverem com as tradições da comunidade. Páscoa é também um convite à reunião, à celebração da vida, à partilha e ao acolhimento. Nestes dias, regressam às suas origens tantas famílias que aproveitam as celebrações da Páscoa para estarem junto dos seus pais e avós recordando-se das tradições da sua infância e juventude. É um tempo de Festa e de Alegria e que gostaríamos que fosse vivido por todos com muito entusiasmo ao participarem nas celebrações da Semana Santa: Domingo de Ramos, Instituição da Eucaristia e Lava-pés, Via Sacra, Adoração da Cruz, Vigília e Domingo de Páscoa com a celebração da Visita Pascal, de casa em casa. 

A Visita Pascal Pós Pandemia terá algumas adaptações no sentido de privilegiar os cuidados de saúde: 1) As pessoas e/ou famílias devem estar reunidas para o acolhimento da Cruz; 2) Entram em casa a Cruz, o presidente ou acólito e o restante compasso; 3) O presidente ou acólito inicia a oração da Visita Pascal à qual todas as pessoas respondem; 4) Não é aconselhado beijar ou tocar na Cruz; 5) As famílias no final da oração fazem uma ligeira inclinação à Cruz; 6) Evitar-se-á o cumprimento individual e pessoal; 7) Na eventualidade de existirem doentes, apenas se deslocarão, ao mesmo, a Cruz e o acólito ou presidente. 
Estamos certos de que todos respeitaremos estas orientações para que a Visita Pascal seja um verdadeiro encontro com Cristo Ressuscitado. Santa Páscoa. 

2 – São José. O mês de março é dedicado a São José, o pai adotivo de Jesus, o marido e companheiro fiel e dedicado de Nossa Senhora. São José faz parte da Sagrada Família, a sua atitude e postura permitiu que o projeto de Salvação que Deus tinha, ao encarnar na segunda pessoa da Santíssima Trindade, Jesus, fosse plenamente realizado. Ao olharmos para a Sagrada Família, podemos ter a tentação de pensar que é impossível as nossas famílias imitar este exemplo. Na verdade, não podemos ver a Sagrada Família e São José de forma angelical. São José não é um anjo, é um homem, e como todos os homens teve fome, sede, dúvidas de fé, dificuldade em fazer-se entender a seu filho Jesus, zangou-se centenas de vezes com os seus clientes e membros de família. No entanto, nunca deixou que o ódio entrasse no seu coração e tudo venceu por e com Amor. Talvez seja esta a melhor forma de imitar São José amar a nossa família e tudo realizar por amor, mesmo que por vezes tenhamos de dizer um não a algum filho ou filha. Só o amor vence as dificuldades. 

3 – Redução do IVA. O Estado prepara-se para baixar o IVA de produtos fundamentais para a alimentação das nossas gentes. Mais uma forma de combater a escalada da subida de preços. Não sou economista, nem político, nem gestor, mas julgo que a nossa economia, as nossas famílias e o nosso país não necessita de medidas temporárias, mas de políticas que promovam um real e efetivo desenvolvimento das famílias. 

 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 57, nº 638, 31 de março de 2023.   

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt