per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Novembro

1 – Sinodalidade. O Papa Francisco convocou uma Assembleia Sinodal sobre a sinodalidade, para 2023, com uma preparação ao longo destes três. Ele convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio” (Papa Francisco, Discurso, 17/10/2015). Este itinerário, que se insere no sulco da “atualização” da Igreja, proposta pelo II Concílio do Vaticano, constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentado, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário. (Documento preparatório, nº 1). 

A palavra Sínodo etimologicamente significa caminhar juntos, em assembleia. O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente, instituída pelo Papa Paulo VI em 1985, para respeitar a colegialidade episcopal, dando mais ampla e efetiva participação dos Bispos no governo e na condução e da Igreja Universal. O Sínodo tem três fases: a fase preparatória, consultar a Igreja no seu todo sobre o tema proposto; a fase celebrativa, os Bispos reunidos em Assembleia, em Roma e a fase de atuação, em que as indicações saídas da assembleia e confirmadas pelo Papa são recebidas na vida da Igreja.  

Estamos na fase preparatória, na fase diocesana, em que cada paróquia vai ser convidada rezar e a refletir sobre algumas questões, uma Igreja Sinodal é uma Igreja que “caminha em conjunto”: Como é que que este caminho em conjunto está a acontecer na nossa paróquia? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”?  

“Caminhar Juntos”, só assim tem sentido crescer e alimentarmo-nos da Palavra e do Pão vivo. Uma Paróquia, uma Igreja, tem que ser sinal vivo de fraternidade, unidade. Desde que sou pároco desta comunidade tenho insistido, proposto, desafiado a cada cristão a viver a unidade, a fraternidade, num espaço que por natureza é disperso. Todos estarmos preocupados com todos, todos nos alegrarmos quando alguém está feliz ou entristecer quando alguém está triste. Todos cuidarmos uns dos outros. Agora é hora, como paróquia de avaliarmos e propormos, como cada um de nós poderá contribuir mais e melhor para este “caminhar juntos”. 

 

2 – Black Friday. Os nossos telemóveis e caixas de correio entupiram-se ao longo destes dias com a chegada do Black Friday, prometendo descontos extraordinário, forçando-se a um consumismo rápido e instantâneo. A limitação do tempo para a compra, nem nos permite investigar pela veracidade do produto que está em campanha. Não adquiri nada no Black Friday, recusei-me a perder tempo com a leitura de anúncios. No entanto, chegaram-me a mão dois exemplos que pelo preço prenderam minha atenção. Atentamente reli, vi as características e comparei com os mais recentes modelos. Facilmente percebi que a proposta era essencialmente para produtos descontinuados já há dois ou três anos. Afinal não é desconto nenhum. Afinal o Black Friday é mais um meio para tentar vender o que já ninguém compra a um preço igual ou superior. 

 

3 – Subida de Preços. Continuamos a assistir a uma subida de preços louca, sobretudo no que toca às energias. Continuamos contentes e felizes, porque em casa ainda há energia e algum calor para estes dias longos de inverno. E continuamos a não olhar para o lado e a perceber que há irmãos a passar grandes privações e dificuldades e nós sem nada fazer para alterar a situação que eles estão a viver. 

 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 54, nº 623, 30 de novembro de 2021. 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt