per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Outubro

COP_26
ecos-penajoia-outubro

1COP 26. Nestes dias está a acontecer a conferência sobre as mudanças climáticas, em Glasgow, na Escócia. O objetivo é fazer com que os lideres mundiais limitem o aquecimento global a 1,5º C, definido no Acordo de Paris em 2015. É mais do que evidente que o aquecimento global é uma realidade. Se estivermos um pouco atentos damos conta que as temperaturas são incertas, elevadas provocadoras de tempestades mais agrestes. A economia mundial está dependente da tecnologia e do desenvolvimento à custa de combustíveis fôsseis: petróleo e carvão… altamente poluentes e libertadores de dióxido de carbono e matano. Neste processo é preciso coragem política, mas também é necessária uma mudança de mentalidade que privilegiem, em vez do sucesso e da riqueza, uma economia sustentável defensora do meio ambiente e das gerações futuras. Será que estamos preparados para alterar muitos dos nossos hábitos, mesmo que isso, nos custe reduzir o acesso à tecnologia e ao comodismo?  

2 – Missões. Outubro foi o mês missionário. A Igreja propôs-nos que rezássemos pelas Missões e por tantos homens e mulheres, que deixando tudo, se disponibilizam para anunciar a Boa Nova em povos longínquos. Alguns arriscam a sua própria vida pelos outros. A nossa Irª Ilda experimentou um pouco deste limite ao ser contaminada com a doença da Covid’19, na sua Missão, deixando-a muito debilitada. No entanto, quando o Amor grita mais alto, é possível vencer as mais duras dificuldades. Assim aconteceu com ela. E nós, estaremos disponíveis para dedicarmos algum do nosso tempo aos outros, apenas por Amor? 

3 – Orçamento. Os nossos meios de comunicação enchem-se com a informação sobre a crise política instituída pelo chumbo do orçamento de estado. Em breve, teremos novas eleições para escolhermos o próximo Governo. Todos sentimos que isto só atrasará a retoma política e social, aumentando as dificuldades de muitas famílias. O poder político é para estar ao serviço das pessoas, através de investimentos e compromissos sérios e justos. Será que é esta a conceção que reina na classe política da nossa praça? 

 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 54, nº 622, 31 de outubro de 2021  

 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt