per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Setembro

JMJ
ecos de Penajóia - Setembro

1 – Plano Pastoral. O ano de 2023 será muito importante para o dinamismo da Igreja em Portugal, motivado pela vivência da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os olhos do mundo estarão voltados para Lisboa, onde se espera que muitos jovens se reunirão à volta do Papa Francisco. É um acontecimento único e que marcará a vida de todos os cristãos. O nosso Bispo, optou por assumir, como lema Pastoral para este ano, o tema da JMJ: Maria levantou-se e partiu apressadamente. O mesmo será aplicado à dinâmica Pastoral da nossa paróquia. A hora da partida é urgente. Deve ser já, hoje! É hoje que todos somos chamados a sair do conforto das nossas vidas, do comodismo, da vergonha, da indiferença, do domingo cheio de coisas e vazio de Deus, da preguiça, do medo… para fazer algo de bom e belo. A pressa de Maria centra-se essencialmente em duas perspetivas. Por um lado, na preocupação de Maria em visitar Isabel, para lhe fazer companhia e provavelmente para a ajudar nas tarefas domésticas. Por outro, e talvez o primeiro motivo, para levar a Boa Notícia do Nascimento do Salvador, o Messias. A alegria que Maria sentiu com a Anunciação do Anjo, não podia ficar retida no seu coração. Este Anúncio impôs a partilha. Explodindo de Alegria e da presença de Deus no seu seio, Maria quis entregar a Isabel a feliz notícia. Deus não quer ficar aprisionado na nossa vida, quer que através da nossa vida testemunhemos, anunciemos, partilhemos as maravilhas de Deus. Este será o nosso desafio: Levanta-te e apressadamente partilha Deus que trazes no teu coração, com os que mais dispersos encontrardes. Levanta-te, porque é hoje que deves iniciar a fazer o bem! 

2 – Jubileu Sacerdotal. Em breve celebrarei os 25 anos de vida sacerdotal, no dia 23 de novembro de 2022. E, mais uma vez, irei celebrar como sempre o fiz ao longo destes anos, junto com os meus seis condiscípulos que, neste dia, também celebram o seu jubileu. Ano após ano o Amadeu, o António Sérgio, o Basílio, o José Fernando, o Paulo e o Rui, reúnem-se em algum lugar desta Diocese e, juntamente com os seus pais, celebram a Eucaristia de Ação de Graças e confraternizam com um almoço. Os anos vão passando, mas o dinamismo, o entusiasmo, a alegria, o espírito de serviço, o amor e a missão permanecem os mesmos. Os nossos pais vivem este momento com um sentido de redobrada responsabilidade, porque foram e são a raiz forte e firme destas vocações sacerdotais, pela oração e preocupação constantes. Sim, os padres também têm uma família, os padres também se recolhem e recuperam a sua vitalidade junto da sua família, os padres são humanos sentem emoções e partilham sentimentos. As fragilidades da vida retiraram-nos os pais do António Sérgio e o pai do Rui que, agora, repousam junto de Deus. Sei e tenho a certeza que viverão este dia muito mais felizes, e nós, sentiremos a força das suas intercessões junto de Deus. 

3 – Guerra. Numa guerra ninguém sai em vantagem, todos são prejudicados. Os que dão o corpo às balas voluntariamente ou forçados, os que veem as suas casas e ruas destruídas, os que sofrem com os danos colaterais pelo aumento da inflação, da subida dos custos da energia e dos bens alimentares, os mais pobres, os que estão longe e os que fogem… Todos perdem, não há vencidos. No entanto, ainda continuamos a construir guerrinhas e lutas sem sentido. 

 

José Fernando,in Ecos de Penajóia, ano 55, nº 632, 30 de setembro de 2022.   

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt