per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Setembro

Editorial Setembro - Ecos de Penajóia

1 – Escola. No dia 17 de setembro a generalidade das nossas escolas abriram as suas portas para receber os alunos. Foram seis meses longe das carteiras da escola. A rápida implementação do ensino à distância, com esforço de alunos, pais e professores, trouxe à luz do dia muitas dificuldades e algumas dúvidas quanto à sua eficácia. Se houve alunos, pais e professores que se envolveram na implementação de dinâmicas, na oferta de alternativas para a aquisição de conhecimentos, houve outros que se ausentaram, como que desapareceram da escola. Se já existia um fosso cultural e académico, provocado pela disparidade social e parcas condições económicas, de muitas das nossas famílias, esse abismo, em algumas circunstâncias, cresceu. Ainda que muitos alunos tenham melhorado o seu aproveitamento escolar com o ensino à distância, este, em nada substitui o ensino presencial, quanto muito pode complementar. E se falarmos das designadas, no senso comum, disciplinas práticas, (Educação Física, Educação Visual, EMRC, TIC, Música…), não nos esquecendo das mais teóricas, a dificuldade de aquisição de conteúdos ou de valores é colossal. Estas exigem proximidade, contato, troca de laços e de relação, só possível num ensino presencial.

A abertura das nossas escolas e universidades são assim uma mais-valia para o desenvolvimento social, cultural, psíquico, ético e espiritual das nossas crianças e jovens. Sim, se as escolas não forem transmissoras de valores e sensíveis à vivência da espiritualidade, tornar-se-ão espaços formativos de homens e mulheres solitários e ocos.

Há riscos com a abertura das escolas? Sim, riscos que são partilhados tanto para alunos como professores e funcionários. As escolas estão a agir, respeitando as medidas propostas da DGS? Sim, com muito esforço dos que integram a comunidade educativa. Até quando manteremos o uso da máscara, o distanciamento social e a constante higienização das mãos e espaços? Tudo depende de cada um de nós. Tudo depende do compromisso assumido por cada pessoa: o meu primeiro dever é proteger os outros, protegendo-me.

2 – Catequese. Se as nossas escolas abriram os seus espaços para receber os alunos, também as nossas Paróquias podem iniciar as sessões de catequese das crianças e adolescentes. A dinâmica não pode ser em nada diferente da que estão a assumir as nossas escolas. Aliás, as sessões de catequese têm uma vantagem em relação à escola. Os grupos são mais pequenos, normalmente com os elementos da mesma turma da escola ou do mesmo autocarro, têm apenas um ou dois catequistas, os espaços são utilizados apenas por eles e de semana a semana e há um sentido mais apurado de responsabilidade comunitária. Será necessário correr risco com a abertura da catequese? Sim. Ainda que os nossos pais tenham vontade de transmitir a Fé, quase nunca têm tempo para a integrar nos deveres familiares e escolares dos seus filhos. A catequese é assim um complemento à natural responsabilidade dos pais. A catequese é um caminho, é uma descoberta da Beleza de Cristo, é uma aprendizagem a vivermos e sentirmos como comunidade, como Igreja, seus membros e Filhos de Deus. Não tenhamos medo. Sejamos cautelosos. Iniciemos a Catequese.

 

3 – Semeadores de Paz e de Esperança. Na Europa estamos a assistir a uma segunda ou terceira vaga da

Pandemia Covid 19. Será assim até se encontrar uma vacina que ajude a criar imunidade de grupo. Viveremos tempos inundados de medos, receios, dúvidas e fugas. Assim, faz todo o sentido que, neste próximo ano Pastoral, cada um de nós assuma o papel de ser um semeador de Paz e de Esperança junto dos mais frágeis e pobres.

 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 53, n.º 611, 30 de setembro de 2020

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt