per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Guarda o Amor

V Domingo da Quaresma 

21 de março de 2021 

Todos nós já experimentamos lançar uma semente ao campo e esperar ansiosamente que ela brote das profundidades da terra. Quantos cuidados essa semente merece da nossa parte, desde o tratar a terra, adubar, regar até expô-la à luz do sol. Deve ser duro para a semente, deixar-se morrer para dar novos, robustos e saborosos frutos. Para a semente o importante não é ela mesma, mas o que vem depois dela. Poderemos aplicar esta imagem ao próprio Jesus, a sua entrega, não é para Ele mesmo, mas por Amor à Humanidade 

O mesmo desafio é colocado a cada um de nós. O ser humano é um buscador por natureza. Anda sempre à procura, nunca está satisfeito e, quando se acomoda ou se rende, perde a sua identidade, desliga-se da realidade, afasta-se de Deus. Fomos criados para glória de Deus (Jo12,28), para ser amados e amar. Deus AMA-NOS e capacita-nos para AMAR, cria em nós uma NOVA ALIANÇA. Só seremos capazes de glorificar a Deus, através da glória do Homem, valorizando, cuidando e dignificando cada pessoa humana. 

A ALIANÇA MATRIMONIAL é também para glória de Deus. Ainda que, por vezes, a nossa família esteja destruturada, com um aparente afastamento de Deus ou longe da beleza do sacramento do Matrimónio, ela é o espaço onde aprendo a AMAR para poder AMAR, onde descubro Deus Amor. 

Nesta semana somos convidados a renovar a nossa Aliança com Deus, a escutar a Sua voz no íntimo do meu coração, a sentir a minha família, o meu amor conjugal, o meu compromisso como uma Aliança. O AMOR, como a semente lançada à terra, necessita de ser guardado, cuidado, protegido. Procuremos GUARDAR com entusiamo e fervor a nossa Família, a nossa intimidade com Deus, a nossa Missão deixando morrer o que não presta em nós para brotar e florir o AMOR, como as flores da primavera. 

 

Leituras: 

O Grão de trigo morre para dar vida: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto”. (Jo 12, 24) 
Fratelli Tutti, 87-88 

 

Desafios: 

  • Colocar um coração com os nomes dos membros da tua família no cantinho da oração. 
  • Escolher um dia para realizar uma refeição em família, iniciando-a com uma breve oração. 

 

Dinâmica: 

  • Preparar os sinais da Semana Santa em casa: ramos de oliveira, cruz no exterior para ser coberta de ramos no Domingo de Ramos. 
  • Continuar preocupados com recolha da renúncia quaresmal a entregar no II Domingo da Páscoa 
  • Revisitar em família o álbum ou filme do matrimónio (se houver) 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt