V Domingo da Quaresma
21 de março de 2021
Todos nós já experimentamos lançar uma semente ao campo e esperar ansiosamente que ela brote das profundidades da terra. Quantos cuidados essa semente merece da nossa parte, desde o tratar a terra, adubar, regar até expô-la à luz do sol. Deve ser duro para a semente, deixar-se morrer para dar novos, robustos e saborosos frutos. Para a semente o importante não é ela mesma, mas o que vem depois dela. Poderemos aplicar esta imagem ao próprio Jesus, a sua entrega, não é para Ele mesmo, mas por Amor à Humanidade.
O mesmo desafio é colocado a cada um de nós. O ser humano é um buscador por natureza. Anda sempre à procura, nunca está satisfeito e, quando se acomoda ou se rende, perde a sua identidade, desliga-se da realidade, afasta-se de Deus. Fomos criados para glória de Deus (Jo12,28), para ser amados e amar. Deus AMA-NOS e capacita-nos para AMAR, cria em nós uma NOVA ALIANÇA. Só seremos capazes de glorificar a Deus, através da glória do Homem, valorizando, cuidando e dignificando cada pessoa humana.
A ALIANÇA MATRIMONIAL é também para glória de Deus. Ainda que, por vezes, a nossa família esteja destruturada, com um aparente afastamento de Deus ou longe da beleza do sacramento do Matrimónio, ela é o espaço onde aprendo a AMAR para poder AMAR, onde descubro Deus Amor.
Nesta semana somos convidados a renovar a nossa Aliança com Deus, a escutar a Sua voz no íntimo do meu coração, a sentir a minha família, o meu amor conjugal, o meu compromisso como uma Aliança. O AMOR, como a semente lançada à terra, necessita de ser guardado, cuidado, protegido. Procuremos GUARDAR com entusiamo e fervor a nossa Família, a nossa intimidade com Deus, a nossa Missão deixando morrer o que não presta em nós para brotar e florir o AMOR, como as flores da primavera.
Leituras:
O Grão de trigo morre para dar vida: “Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto”. (Jo 12, 24)
Fratelli Tutti, 87-88
Desafios:
- Colocar um coração com os nomes dos membros da tua família no cantinho da oração.
- Escolher um dia para realizar uma refeição em família, iniciando-a com uma breve oração.
Dinâmica:
- Preparar os sinais da Semana Santa em casa: ramos de oliveira, cruz no exterior para ser coberta de ramos no Domingo de Ramos.
- Continuar preocupados com recolha da renúncia quaresmal a entregar no II Domingo da Páscoa
- Revisitar em família o álbum ou filme do matrimónio (se houver)