Caminhar
“A vossa libertação está próxima”
REFLEXÃO:
O tema pastoral da nossa diocese, este ano, é uma ordem que Jesus dá aos seus discípulos na noite da sua Paixão: “Levantai-vos! Vamos!” Os Pastores, após a informação do Anjo do nascimento de Jesus, impuseram-se a si irem até Belém (Lc 2,15), seguindo a Estrela. É o mesmo imperativo que hoje nos é dirigido a nós. A Estrela que vamos construir ao longo destes quatro domingos, a rosa dos ventos para os Pastores e Magos, significa que temos de ir todos e em todas as direções: aos ricos e aos pobres, aos novos e aos velhos, aos que estão entro e aos que estão fora, sem exceção. A caminhar juntos na certeza e na confiança de que Deus nos guia. Ao referir-se à época e à circunstância que estamos a viver atualmente, o nosso Bispo afirma “que este tempo aparentemente insípido é também tempo novo, tempo favorável, isto é, tempo de favor e de graça “e que “requisita, suplica e implica a nossa resposta igualmente boa, porventura entre lágrimas e gritos de alegria” (n° 1). O tempo litúrgico do Advento que hoje começa requer que se renove a esperança de uma vinda eminente. Por isso, também o Evangelho deste domingo nos ordena:
“Erguei-vos e levantai a cabeça”, tendo confiança que a nossa libertação está próxima.
(acender a primeira vela)
LITURGIA
Rito da aspersão da água
Ao iniciar o tempo de Advento, recordemos a nossa condição de batizados, de filhos amados de Deus. Por isso, será a água batismal, que nos fez germinar para a vida nova a qual Deus nos convoca, a desafiarmo-nos e a confiarmos na urgência de nos erguermos, levantar a cabeça e caminhar juntos, porque está próxima a nossa libertação. Durante o rito da aspersão da água (Missal Romano, 1359ss), os que puderem colocar-se-ão de joelhos.
POPOSTA PARA A FAMÍLIA
A realizar em família e no silêncio da nossa casa.
Desafio
Escolhe uma música instrumental calma para ouvires em família. Ao redor de uma mesa, sentados no chão, na sala de estar ou de jantar, num espaço onde se sintam. Ouve a música em silêncio e deixa-te conduzir pelos pensamentos de Deus. No final, numa folha colocada no meio, cada um escreve uma palavra, sintetizando aquilo que sentiu neste momento de encontro com Deus.
Oração
Senhor, ensina-nos a acolher
e a ser acolhedores dos nossos irmãos,
a estarmos vigilantes e orantes
a sermos melhores em casa,
à semelhança de Jesus.
Queremos ser uma família
Em marcha até Jesus
aberta e acolhedora,
uma família que se levante
caminhando juntos,
uma família onde cada um possa sentir-se companheiro de estrada
e ao mesmo tempo acolhido gratuitamente.
Fotografia: Cathopic