per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Património Religioso

Igreja de Santíssimo Salvador

No alto da freguesia, próximo da Serra das Meadas, situa-se a Igreja dedicada ao Padroeiro da Paróquia, Santíssimo Salvador. Edifício imponente, cravado na encosta, é uma marca histórica da Fé e da grandeza deste povo. A Igreja fica escondida, numa cota inferior à estrada, passando despercebida à generalidade dos viandantes, mas deixa perplexos aqueles que a visitam, sobretudo pelas pinturas policromadas existentes no teto e pela riqueza da talha barroca.

Igreja de Santíssimo Salvador - Altares - Paróquia Penajoia

O templo atual é uma edificação do século XVII, que tem sido beneficiado com diversos restauros, entre os quais se destacam a recuperação do órgão de tubos oitocentista e parte da pintura do teto, onde se encontra a imagem da Senhora do Rosário e de Jesus Transfigurado. 

Inicialmente, a paróquia de Penajóia terá sido servida por um espaço litúrgico mais modesto implantado em terrenos pertencentes à coroa. O rei D. Afonso Henriques terá doado o templo ao povo desta terra, sob a responsabilidade do “concílio” de Penajóia. Com a distinção do concelho de Penajóia, esta terra e a sua igreja voltaram a ser pertença do Rei português. Posteriormente, D. Afonso V doou a Igreja às Freiras do Convento de Santa Clara do Porto. Neste tempo veneravam-se no altar-mor as imagens de Santíssimo Salvador, Senhora da Conceição, S. José, Santa Ana e S. Francisco. Os dois altares laterais denominavam-se do Menino e da Senhora do Rosário.  

Do lado esquerdo da Igreja de Santíssimo Salvador, existe ainda outro altar lateral, o da Senhora das Graças, de pura arte joanina. O sacrário e o trono sugerem ter sido primitivamente o altar principal. Destacam-se os pequenos querubins independentes no fecho e a preciosa imagem de Nossa Senhora, bem como o espaço fechado no alto do portal onde as clarissas ouviam a missa quando visitavam a Igreja. Os altares são de talha barroca da última fase ou pombalina. 

Do lado direito, em frente ao altar da Senhora das Graças, dos inícios do século XIX, levantou-se um altar representativo do Calvário, com a imagem do Senhor Morto. 

Característica particular desta Igreja é a presença de um órgão de tubos trazido pelas Clarissas e construído por Francisco António Solha, autor de outros órgãos como o da Sé de Lamego e o do Convento de Tibães. Embora tenha estado inativo durante muitos anos, em 1999 sofreu um profundo restauro e é, atualmente, um dos poucos órgãos ibéricos, em bom estado, existente na Península Ibérica. 

Igreja de Santíssimo Salvador

Bibliografia

COSTA (1992), Manuel Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, Vol. VI, Lamego: Gráfica de Barbosa e Xavier. 

DIONÍSIO (2005), Joaquim, Paróquia de Penajóia. Um Tempo e um Espaço à Beira Douro. Penajóia. 

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt