Cuidar dos Encontros
“Façamos três tendas” (Lc 9, 28b-36)
Estamos na segunda semana de caminhada para a Páscoa. Hoje a subida dos discípulos de Jesus é ao Monte Tabor. É um primeiro encontro com aquela que há de ser a realidade da Ressurreição. Pedro, Tiago e João não compreendem o que se passa, mas ficam inquietos e revolvidos interiormente.
O nosso Bispo é contundente ao afirmar que o Mestre, quando fala da sua Paixão aos discípulos, dizendo-lhes: “«Estamos a subir para Jerusalém», Jesus traz para a cena um forte clima de envolvência, e arrasta e envolve no seu caminho os seus discípulos; quero dizer: Jesus envolve-nos e revolve-nos e implica-nos também no seu caminho. Nada de novo. É desde cedo, nos seus primeiríssimos atos públicos, que Jesus aparece a envolver na sua missão os seus discípulos, chamando-os a segui-lo” (n. 7), cuidando do nosso encontro com Deus e com os outros.
Como os três discípulos no Tabor, como o grupo dos doze na dolorosa noite da Paixão, também nós nos devemos sentir agitados, remexidos e revolvidos, para nos levantarmos e irmos, que o caminho é de salvação. É urgente fazer uma tenda na vida de quem anda triste, fazer uma tenda junto dos caminhos por onde vagueiam os mais pobres e mais frágeis e cuidar do coração da humanidade que, teimosamente, se afasta da luz de Cristo. Vamos! Vamos cuidar de todos os que encontrarmos, como ansiamos que o Pai cuide de cada um de nós.
Durante a semana vivamos a Quaresma do seguinte modo:
Família
Em casa de cada família, propomos que se crie um espaço de oração, onde se pode replicar o cenário que é encontrado na Igreja paroquial. Podemos também colocar a Bíblia e uma vela, para acender no momento da oração pessoal e/ou familiar.
No exterior da nossa casa coloquemos uma cruz revestida com símbolos da quaresma (um pano roxo…).
Ponto de Esforço – Na catequese, na família ou na escola.
Proporcionar um encontro de catequese diferente, com recurso a uma atividade, que faça com que os catequizandos se sintam especialmente bem-vindos.
Partilhar com três amigos, através de sms, a frase do Evangelho que mais te tocou e porquê.
Durante a semana rezar pelas seguintes intenções:
Dia 13 de Março Domingo – Oração: por quem nos ofende.
Dia 14 de Março Segunda-feira – Oração: pelo respeito à vida.
Dia 15 de Março Terça-feira – Oração: pelas famílias que sofrem com a separação.
Dia 16 de Março Quarta-feira – Oração: pelos cristãos perseguidos.
Dia 17 de Março Quinta-feira – Oração: pelas pessoas sem abrigo.
Dia 18 de Março Sexta-feira – Oração: por todos os abandonados.
Dia 19 de Março Sábado – Oração: pelas pessoas doentes.