per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

II Domingo da Quaresma

IIQ2022

Cuidar dos Encontros

“Façamos três tendas” (Lc 9, 28b-36)

Estamos na segunda semana de caminhada para a Páscoa. Hoje a subida dos discípulos de Jesus é ao Monte Tabor. É um primeiro encontro com aquela que há de ser a realidade da Ressurreição. Pedro, Tiago e João não compreendem o que se passa, mas ficam inquietos e revolvidos interiormente. 
O nosso Bispo é contundente ao afirmar que o Mestre, quando fala da sua Paixão aos discípulos, dizendo-lhes: “«Estamos a subir para Jerusalém», Jesus traz para a cena um forte clima de envolvência, e arrasta e envolve no seu caminho os seus discípulos; quero dizer: Jesus envolve-nos e revolve-nos e implica-nos também no seu caminho. Nada de novo. É desde cedo, nos seus primeiríssimos atos públicos, que Jesus aparece a envolver na sua missão os seus discípulos, chamando-os a segui-lo” (n. 7), cuidando do nosso encontro com Deus e com os outros. 
Como os três discípulos no Tabor, como o grupo dos doze na dolorosa noite da Paixão, também nós nos devemos sentir agitados, remexidos e revolvidos, para nos levantarmos e irmos, que o caminho é de salvação. É urgente fazer uma tenda na vida de quem anda triste, fazer uma tenda junto dos caminhos por onde vagueiam os mais pobres e mais frágeis e cuidar do coração da humanidade que, teimosamente, se afasta da luz de Cristo. Vamos! Vamos cuidar de todos os que encontrarmos, como ansiamos que o Pai cuide de cada um de nós. 

Durante a semana vivamos a Quaresma do seguinte modo: 

 

Família 
Em casa de cada família, propomos que se crie um espaço de oração, onde se pode replicar o cenário que é encontrado na Igreja paroquial. Podemos também colocar a Bíblia e uma vela, para acender no momento da oração pessoal e/ou familiar. 
No exterior da nossa casa coloquemos uma cruz revestida com símbolos da quaresma (um pano roxo…). 

 

Ponto de Esforço Na catequese, na família ou na escola. 
Proporcionar um encontro de catequese diferente, com recurso a uma atividade, que faça com que os catequizandos se sintam especialmente bem-vindos. 
Partilhar com três amigos, através de sms, a frase do Evangelho que mais te tocou e porquê. 

Durante a semana rezar pelas seguintes intenções: 
Dia 13 de Março Domingo – Oração: por quem nos ofende. 
Dia 14 de Março Segunda-feira – Oração: pelo respeito à vida.  
Dia 15 de Março Terça-feira – Oração: pelas famílias que sofrem com a separação. 
Dia 16 de Março Quarta-feira – Oração: pelos cristãos perseguidos. 
Dia 17 de Março Quinta-feira – Oração: pelas pessoas sem abrigo. 
Dia 18 de Março Sexta-feira – Oração: por todos os abandonados. 
Dia 19 de Março Sábado – Oração: pelas pessoas doentes. 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt