O isolamento social e o cancelamento das celebrações religiosas, impostos pela Pandemia – Covid 19, motivaram-nos para a criação de plataformas digitais em resposta às necessidades pastorais da Penajóia, nomeadamente: página de internet, canal de Youtube e, num futuro muito próximo, a integração no Facebook. Estas criações exigirão um esforço acrescido de tempo e de recursos humanos, justificáveis pelos dois objetivos que norteiam o aparecimento destes novos espaços: a construção de uma Igreja centrada na comunhão de todos com Deus, crentes e menos crentes, e no anúncio da Boa Notícia revelada por Jesus Cristo. Esta presença no mundo digital será mais um “instrumento” a juntar aos já existentes: jornal Paroquial Ecos de Penajóia e a Folha Paroquial Ser Igreja na Penajóia. A intenção não é a de que se anulem ou sobreponham, mas que se complementem, permitindo que a comunhão paroquial chegue mais longe e a todas as pessoas, nas mais diversas formas e sem exceção.
A Criação deste novo espaço de comunicação e encontro presume a existência de um elemento identificativo, layout ou marca própria. Assim, criou-se o logótipo da Paróquia de Penajóia, um símbolo em que se encontra a realidade da comunidade a partir do contexto geográfico, cultural e religioso.
A logótipo foi inspirado em dois elementos existentes nas fachadas, norte e sul, da Igreja paroquial de Penajóia, no lugar de Molães. Este símbolo passará a ser o cartão de identidade visual da Paróquia de Penajóia, corporizando as dimensões da comunhão, fé e amor.
A peça geográfica é constituída por uma circunferência preenchida por diversos pontos, representativos de todos os batizados da comunidade, independentes e com características individuais muito próprias, mas voltados para um centro comum que é a Cruz. A Cruz grega, de quatro braços iguais, reporta-se em referência ao Padroeiro – o Santíssimo Salvador – à unidade e à presença do Santíssimo Sacramento nos quatro pontos cardeais da paróquia. As pontas abertas dos braços da Cruz simbolizam a comunidade voltada para fora, atenta e generosa, preocupada com os mais necessitados. Nos ângulos externos da Cruz encontram-se quatro rosáceas iguais, semelhantes a flores, que simbolizam as quatro zonas geográficas da Paróquia: Santíssimo Salvador; Molães e Moledo; Valclaro e Ribeira; S. Geão, Torre e Corvaceira. Os traçados em forma de flor libertam o perfume das quatro grandes invocações Marianas existentes nesta terra duriense: Nossa Senhora de Fátima; Nossa Senhora da Piedade; Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora da Encarnação. Encontram-se do lado externo a indicar o caminho para o centro, Per Mariam ad Iesum – por Maria até Jesus, o centro da Fé e o padroeiro da Paróquia. As flores são ainda um hino de louvor e de gratidão pela terra abençoada e fértil, pela muita diversidade de bens agrícolas: cerejas, legumes, vinho, azeite, mel e castanhas. O símbolo é acompanhado por um descritivo das três palavras – Paróquia de Penajóia – merecendo destaque a palavra Penajóia em tom dourado, como as marcas do estilete que os antepassados deixaram no coração da nossa gente.
A arte e o engenho do designer desta página de internet e do logótipo permitiram o encontro e a síntese, em perfeita e harmoniosa simbiose, dos diversos elementos existentes na comunidade. Que ele se torne o ícone da Fé e dos Valores de toda a paróquia de Penajóia.