IV Domingo da Quaresma
14 de março de 2021
Continuamos a realizar a nossa caminhada Quaresmal, rumo à celebração da Páscoa e, na liturgia da Igreja, este IV Domingo da Quaresma é designado de Domingo Laetare, Domingo da Alegria. Nas leituras propostas para este dia, ressaltam-nos duas palavras: Amor e Perdão (Misericórdia). Um Amor que nos quer salvar, derramando perdão, misericórdia por cada um de nós. Quando estamos cheios deste Amor Misericordioso transbordamos Alegria.
A Pandemia que estamos a viver não é um castigo de Deus, pelos nossos pecados ou fracassos. Deus ama este mundo, ama a vida “Deus amou tanto o mundo (Evangelho). Deus compromete-se com a vida pela “verdade” e “entrega” de Jesus. O Amor de Deus é levado ao extremo e concretizado pelo Perdão e Salvação. Libertarmo-nos e deixar florir o que de bom há em nós, é ser capaz de Amar como Deus, olhar com ternura e proximidade para os que sofrem, e para os que esperam pelo nosso perdão. Deus quer, Deus sonha, que cada um de nós se comprometa a Salvar, a libertar, o mundo e os homens, pela reconciliação em vez da condenação. Aproveitemos esta semana para marcarmos com o nosso pároco um tempo, uma hora para nos reconciliarmos, para recebermos o PERDÃO de DEUS e estarmos mais disponíveis para perdoar os outros. Criemos gestos de verdadeiro PERDÃO a começar com os membros da nossa própria família.
No dia 19 de março celebraremos a Festa de S. José, rezemos pelos nossos pais, pelas nossas famílias e que S. José nos ajude a aproximarmo-nos da Misericórdia de Deus.
Leituras:
Diálogo com Nicodemos à noite: Quem acredita n’Ele não é condenado (Jo 3, 14–21)
Fratelli Tutti, 115
Desafios:
- Criar uma pagela para o Dia do Pai.
- Colocar a imagem de S. José no cantinho de oração
- Colocar uma Cruz no exterior (se ainda não o fizemos)
Dinâmica:
- Ligar a um idoso/doente. Uma palavra ou a disponibilidade para a escuta permitem ao outro “regressar a casa”.
- Pedir Perdão a um irmão.
- Reconciliar pelo sacramento da confissão com marcação prévia e se houver oportunidade.
- Rezar por aqueles que mais sofrem física e espiritualmente, neste tempo de pandemia
- Celebrar o dia de S. José rezando pelo nosso pai.