Os cristãos católicos vivem o momento da Páscoa de Jesus, como Passagem, Ressurreição, Povo Hebreu e, igreja de sempre e de hoje que continua a celebrar a Páscoa de Jesus Cristo.
QUARESMA
A Comunidade cristã de Penajóia também celebrou a Páscoa de Jesus depois de uma caminhada quaresmal para melhor nos consciencializarmos do triunfo da Ressurreição de Jesus depois de morto na Cruz. Esta caminhada foi, também, semana a semana, apresentada nas redes sociais, mais propriamente na Página da Paróquia, com sugestões, dinâmicas, textos de reflexão, orações e imagens das muitas celebrações realizadas no tempo quaresmal. Entre as dinâmicas sugeridas estiveram a Cruz como presença em casa, nas varandas ou noutros lugares visíveis para se irem decorando ao longo do tempo até à Páscoa; a oração para as vinte e quatro horas do Senhor; a Via Sacra para a Sexta-Feira Santa assim como a oração para ser rezada em família na refeição do dia de Páscoa.
SEMANA SANTA
As celebrações pascais têm início com o Domingo de Ramos numa sequência de outras celebrações a que chamamos Semana Maior ou Semana Santa até ao Domingo da Ressurreição.
Apesar das limitações impostas pelos serviços da DGS por causa do contagio da pandemia COVID-19 pudemos celebrar Jesus nas nossas Igrejas, sempre com as regras exigidas.
No Domingo de Ramos pudemos celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém levando ramos de alecrim e outros à Igreja Paroquial onde foram benzidos e, onde pudemos relembrar pelas leituras da respetiva Liturgia a Paixão e Morte de Jesus na Cruz. Neste dia, começa o grande mistério de Amor de Jesus por toda a Humanidade.
Texto: Teresa Felisberto
Fotografia: André e Philippe
Artigo completo disponível in Ecos de Penajóia, ano 54, n.º 617, 9 de abril de 2021.