Atendendo à extrema gravidade da situação pandémica que estamos a viver, no nosso País, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração pública da Eucaristia a partir do dia 23 de janeiro de 2021, assim como as sessões de catequese e outras atividades pastorais que impliquem contacto e presença física, até novas orientações. Assim, na nossa Paróquia e durante este tempo excecional, procederemos do seguinte modo:
- Ficam suspensas todas as celebrações de Missa, com a presença de povo, catequese e reuniões pastorais até novas orientações, a não ser as que se possam realizar recorrendo às plataformas digitais.
- O Pároco celebrará todos os dias a Eucaristia pelas intenções particulares e Pro Populo. Nas Redes Sociais da Paróquia estarão disponíveis propostas de meditação e de oração familiar.
- A ausência da celebração pública da Eucaristia, ainda que não seja a mesma coisa, deve ser suprida com a assistência à Eucaristia transmitida pelos diversos canais de televisão ou rádio.
- Propõe-se que as famílias continuem a edificar e alimentar a Igreja Doméstica pela realização de momentos de oração em família (catequese, terço, leitura da Sagrada Escritura, meditação, leitura espiritual…).
- Os cristãos da comunidade deverão estar atentos aos sinais de pobreza e solidão, muitas vezes envergonhada, que possam surgir nas famílias, jovens, crianças, pessoas idosas e doentes, disponibilizando-se para os ajudar ou identificar os respetivos casos, junto do pároco, a fim de que a paróquia possa minimizar os efeitos dramáticos desta Pandemia.
- Não se realizarão a visita aos doentes, a não ser por necessidade de administrar os sacramentos da Santa Unção e Eucaristia e a pedido do próprio(a) ou dos seus familiares.
- Nos funerais serão realizadas as exéquias, nos respetivos lugares de culto, (Missa e oração no cemitério), seguindo as orientações Ir à Missa em Tempo de Covid’19
- Evite-se realizar velório e vigília de oração, na véspera do dia do funeral, devendo estar fechadas as respetivas igrejas e capelas. O velório poderá ser realizado durante o dia do funeral e, sempre que possível, reservado aos familiares mais próximos. A Missa do 7º dia, será sem a participação pública do povo.
- Na eventualidade de ser uma vítima da Covid’19, o corpo segue diretamente para o cemitério onde se fará uma pequena oração, em número reduzido de pessoas e restrita aos familiares. Após este momento ou noutro, e em diálogo com a família, poder-se-á celebrar a Eucaristia sem a presença do corpo, respeitando as normas para as celebrações da Missa propostas pela
DGS. Este é um momento doloroso para as famílias e a Igreja é chamada a estar presente com uma Palavra de Esperança e de Vida.
- Aproveitemos este momento para estarmos unidos em oração pelas vítimas da Covid’19, pelos que estão na linha da frente nos hospitais e em todo o sistema de saúde ou nas residências sociais para idosos, pelos responsáveis políticos, pelos mais vulneráveis, assumindo um verdadeiro espírito de solidariedade e de responsabilidade cívica ficando em casa, usando a máscara, mantendo a distância necessária e higienizando constantemente as mãos. Que o Santíssimo Salvador continue do alto da sua colina a derramar as suas bênçãos por esta Paróquia e pelo mundo inteiro
Penajóia, 22 de janeiro de 2021
P. Zé Fernando, pároco.