per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Apressadamente chegou a JMJ

Apressadamente, chegou ao fim um dos momentos mais belos da nossa vida e que para sempre ficará marcado na nossa memória. Foram duas longas semanas de convívio, oração e de vivência pessoal na dinâmica da Jornada Mundial da Juventude. Ao longo de muito tempo, o grupo de jovens da nossa paróquia, trabalhou arduamente para que tudo o que vivemos saísse na perfeição. 
O primeiro grande momento para a vivência da Jornada Mundial da Juventude, aconteceu na semana de 26 a 31 de julho. A nossa paróquia recebeu vinte e seis jovens franceses oriundos de duas comunidades da Diocese de Rouhan. O contacto com eles permitiu-nos aprender e ensinar, assim como partilhar momentos de Fé. Todos os jovens foram excecionais, assim como todas as famílias que os acolheram. Estas disponibilizaram o seu tempo, as suas coisas, a sua experiência e o modo de viver provocando uma alegria estampada em cada jovem peregrino. 
É certo que esta semana foi de intenso trabalho, mas também de muito convívio e intimidade com Deus. Sem Ele nada seria possível.  
As diversas dinâmicas e encontros realizados com os jovens franceses já mais serão esquecidos, no entanto, alguns foram mais marcantes que outros. Os peregrinos franceses gostaram de conhecer o nicho a Nossa Senhora, situado no lugar de Fiéis de Deus onde se realizou a seguinte atividade. Ao longo de um estendal estavam dependurados cadeados em papel identificados com muitas das nossas inseguranças (medo, ódio, preguiça…). Após uma passagem em silêncio, diante de um espelho, eram convidados a refletir que por detrás da nossa própria imagem, com aquilo que temos e somos, repleta, muitas vezes, de insegurança e dúvidas, está uma pessoa, um eu, que é imagem de Deus. 
Os dias desta semana foram-se preenchendo com Música, celebrações, visita a algumas igrejas e lugares de culto da nossa terra, aproveitando para apreciar as diversas iguarias da nossa região. E o que mais chamou atenção dos jovens franceses e que os deliciou foi o famoso vinho do Porto ou generoso. 
A hora da despedida nunca é fácil e não o foi quando eles deixaram a nossa paróquia. As nossas famílias proporcionaram-lhes o melhor e eles estavam gratos. Assim como nós estamos imensamente orgulhosos por os termos conhecido e permitido conhecer melhor as suas tradições e cultura. 
Os peregrinos franceses deixaram a nossa paróquia no dia 31 de julho e, restavam apenas algumas horas, para o grupo de jovens deixar a paróquia e rumar até Lisboa. No dia 1 de agosto partimos às seis horas da manhã carregados com as mochilas, para vivenciar aquele que seria um dos maiores feitos da nossa vida.  
Foram tantos os momentos, as celebrações, as experiências lá vividas que não temos espaço para as explicar na totalidade. Uaauuu! Foi incrível. Nós vimos o PAPA.  
Um dos momentos que mais me tocou foi quando vi o Papa pela primeira vez. Ficamos com a sensação de que não conseguimos falar, gritar, mas apenas a alegria de o observar por mais tempo possível, aproveitando a sensação de o ter a centímetros de ti. A emoção falou mais alto e quase todos choramos, mas mesmo assim, não trocaríamos esta sensação por mais nada.  
A celebração da Via sacra, foi outro dos momentos que muito me sensibilizou. Através de encenações e danças moderna que se misturavam com testemunhos e palavra de Deus ajudou-nos a percorrer tantos caminhos tortuosos e de dor que encontramos no nosso mundo. 
Todos os dias foram cheios, cheios de experiências, calor, suor, muita e muita água, quilómetros a andar até não aguentar mais, acordar cedo, concertos, dinamizações, convívio, partilha de coisas (pins, fitas, lembranças…) com outros jovens do mundo, muitas bandeiras e muita Fé… Estivemos reunidos à volta do mesmo Deus que nos deu a força para levarmos esta Jornada até ao fim. Esta foi uma experiência inexplicável… ficando a grande vontade de a repetir em 2027 na Coreia do Sul… Gostaria, quem sabe, de voltar a viver todas estas sensações de Fé, Partilha e União conseguidas… 
Agora certeza, certeza só tenho de uma: «ESTA É A JUVENTUDE DO PAPA!» Obrigada JMJ! 

 

Inês Cardoso, in Ecos de Penajóia, ano 57, nº 642, 18 de agosto de 2023 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt