per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

Património Religioso

Capela de Santo António

Nos documentos históricos existentes tais como as Inquirições e as Memórias Paroquiais, de 1758, encontramos referência a muitos lugares de culto existentes na nossa Paróquia. Nesta lista de ermidas e capelas, privadas e públicas, surgem-nos como existentes, na nossa paróquia, cinco capelas dedicadas a Santo António localizadas nos lugares de Pombal, Torre, Pousada, Fornos e Cimo de Vila, do Povo.

Santo António - Paróquia de Penajóia

Atualmente só encontramos, esta última, junto ao cemitério com o mesmo nome (cf. Gonçalves da Costa, 1992). Nesta capela existe também uma belíssima imagem de Nossa Senhora da Conceição, que possivelmente, teria pertencido a uma capela com o mesmo nome, situada nas proximidades de S. António, no Fundo de Vila. A Capela de S. António foi construída por volta de 1715, mas ao longo do tempo sofreu profundas alterações que provocaram a remoção de todo o douramento existente nos retábulos principal e lateral, deixando-os mais tristes e escuros. Nestes últimos tempos nasceu a vontade de dotar aquele espaço, utilizado muitas vezes como capela mortuária, com mais conforto e sentido estético, preservando o valor arquitetónico que os nossos antepassados nos legaram.

Os trabalhos de restauro tiveram em conta a conservação e substituição das madeiras em estado de degradação, conservação e restauro das imagens e douramento dos motivos trabalhados na talha dos dois retábulos, mantendo o resto da madeira com as características e cor original da própria madeira. Nestes trabalhos de restauro foram encontradas quatro peças de madeira policromada, dos finais do século XVII, que estavam a servir de suporte e apoio ao retábulo principal. Em duas destas peças é possível identificar a imagem completa de S. António. As outras duas apenas motivos decorativos.

A imagem de Santo António será do século XVII. No altar lateral encontramos a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que merece a nossa passagem e admiração. Possivelmente faria parte da Capela com o mesmo nome e que existiria ali perto, no Lugar de Fundo de Vila, e que o tempo destruiu, restando apenas, nesse espaço, alguns vestígios dessa construção. No retábulo principal encontramos mais três imagens de pequena estatura e que merecem a nossa atenção: Santo António, São Brás e uma outra imagem que não conseguimos identificar a sua invocação. Provavelmente imagens contemporâneas da capela ou oriundas de outras capelas da redondeza, entretanto desaparecidas.

Capela de Santo António

Bibliografia

COSTA (1992), Manuel Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, Vol. VI, Lamego: Gráfica de Barbosa e Xavier.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt