Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MEC) são leigos a quem foi dada a permissão pelo Bispo, de forma temporária de distribuir a sagrada comunhão aos fiéis em caso de impedimento, ausência ou insuficiência de ministros ordenados. A instrução “Immensae caritatis” define e estabelece algumas instruções relativas à admissão dos candidatos a este ministério litúrgico.
As funções dos Ministros Extraordinários da Comunhão são: distribuição da Comunhão nas celebrações eucarísticas, quando o número de participantes o justifique; distribuição da Comunhão aos doentes impossibilitados de participar na Eucaristia Dominical; administração do Viático e exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo). Na nossa paróquia existem atualmente sete MEC, que frequentam regularmente formação litúrgica e foram nomeados pelo Bispo Diocesano, por indicação do Pároco.
As pessoas que estejam impossibilitadas de comparecer nas Celebrações Eucarísticas, por doença ou incapacidade, e desejem receber a Sagrada Comunhão, deverão entrar em contacto com nossa paróquia a fim de poderem receber a visita de um dos Ministros Extraordinários da Comunhão.