O III Domingo do Tempo Comum, Papa Francisco declarou-o como o Domingo da Palavra e este ano será no dia 23 de janeiro.
O Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (PPNE) publicou algumas propostas específicas (cf. abaixo em pdf) para serem vividas em família e nas comunidades cristã neste ano de 2022.
O Santo Padre escolheu como lema para a celebração deste ano “Feliz de quem escuta a Palavra de Deus”. Para que a Palavra de Deus possa exercer o seu fruto na nossa vida, transformando-a, necessitamos de nos colocarmos numa atitude de escuta. Escutar é muito mais do que ouvir é deixar ecoar, bem dentro da nossa vida, os apelos e os desafios que Deus nos realiza através da sua Palavra, expressa e comunicada através da oração e meditação dos textos da Sagrada Escritura.
Todo o cristão deveria ter a Sagrada Escritura em sua casa, não apenas como mais um livro, mas para que possa ser lida e rezada. A Bíblia não é somente um texto de alto valor cultural, moral, histórico, social ou artístico, capaz de inspirar o pensamento do homem de hoje. A Bíblia contém em si a Palavra de Deus que é “viva, eficaz e mais cortante que uma espada de duplo gume; ela penetra até ao ponto de divisão da alma e do espírito, até às articulações e medulas, e julga os sentimentos e os pensamentos do Coração (Hb 4, 12).” (cf. Subsídios 2022, PPNE, p. 8).
Na nossa comunidade, disponibilizaremos nos diversos locais, Bíblias para que as pessoas possam adquirir para lerem e rezar.
No domingo, dia 23 de janeiro, daremos especial relevo à Palavra de Deus, na celebração da Eucaristia da 11 horas, na Igreja Paroquial. Convidamos a todos os participantes, crianças, seus pais e demais comunidade, a trazer a sua Bíblia para que possamos realizar o rito da entronização e acolhimento da Palavra de Deus.
Nas pospostas do PPNE, que aqui disponibilizamos, poderão encontrar alguns subsídios a utilizar nas nossas famílias e comunidades.