per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Abril

1 – Conclave. O jornal do mês de abril sai com alguns dias de atraso. Já temos conteúdos preparados para publicar em maio e, no entanto, o de abril ainda não chegou às bancas. Abril foi, sem dúvida, um mês cheio de atividades, próprias das celebrações da Semana Santa e da Páscoa, das visitas aos doentes, às quais se somaram ainda as responsabilidades assumidas na escola. Por vezes, parece que o dia tem poucas horas para tantas tarefas a realizar, e isso acontece, não raras vezes, quando a desorganização se sobrepõe à organização, ou o ruído ocupa o lugar do silêncio e da oração. Quando, porém, somos capazes de encontrar esse tempo de silêncio e meditação, tudo se faz com mais qualidade e dedicação, mesmo que no limiar do tempo. 
Em abril fomos surpreendidos, ainda que conscientes da sua frágil saúde, pela morte do Papa Francisco. Aconteceu precisamente na segunda-feira de Páscoa. Depois do enorme esforço hercúleo de, no Domingo da Ressurreição, deixar ao mundo o seu último apelo à paz, na manhã de segunda-feira, após um momento de oração, partiu ao encontro do Pai, o Deus da misericórdia de quem foi um fiel apóstolo. O mundo chorou e recordou as suas encíclicas, as suas reflexões, a sua humildade, o carinho expresso à Virgem Maria e a sua proximidade para com os mais frágeis e vulneráveis: migrantes, refugiados, crianças, vítimas de violência e jovens. A Igreja transformou-se com a presença do Papa Francisco, aproximando-se da sua identidade original: uma Igreja de comunhão e sinodalidade, chamada a evangelizar com e para todos.  
Agora, os Cardeais de todo o mundo, entre os quais quatro portugueses, iniciam o Conclave, precisamente no dia em que escrevemos estas linhas. Os olhos de todos os cristãos, e mesmo de muitos não crentes, voltam- 

se novamente para o centro do Cristianismo: Roma. Não enquanto símbolo de poder, mas enquanto expressão de serviço, o serviço que Roma representa no sucessor de Pedro. Desejamos que este seja um tempo de renovada Esperança para toda a Igreja. O mundo, Deus e a Igreja não voltarão aos anais do passado. Deus quer viver e atuar nos homens e mulheres do tempo de hoje, com todas as suas dificuldades, contrariedades, dúvidas e medos, mas também com as suas dádivas, descobertas, generosidade e desafios. A essência do Deus Trino não muda: Ele é Amor. E são esses traços de amor que se estendem a toda a humanidade, a cada homem e a cada mulher que habitam esta casa comum que devemos cuidar.  
A Igreja e o mundo continuarão a contar com um Papa, escolhido e iluminado pelo Espírito Santo, que nos revelará um Deus misericordioso, atento aos frágeis, acolhedor dos pecadores, mas firme contra todo o mal que destrói a dignidade humana ou fere a beleza do planeta. Por isso, acreditamos que continuaremos a ter um Pastor de e com Esperança que nos chamará à misericórdia e ao perdão, mas que também inquietará aqueles que, no seu orgulho, permanecem na escuridão e contribuem para a destruição da humanidade e da criação.

2 – Guerra. Acordei de manhã com a notícia de que a Índia lançara ataques sobre a região paquistanesa da Caxemira. No mesmo momento em que o mundo volta o seu olhar para os sinais de esperança no novo sucessor de Pedro, outros marcam a história com o ódio e a destruição. Quando compreenderá a humanidade que o Amor e o Perdão são os únicos caminhos capazes de promover a Paz e o verdadeiro desenvolvimento entre os povos?

3 – Eleições. Iniciou-se a campanha para as próximas eleições legislativas. Muita “roupa suja” se lava ou se continuará a lavar. Continuamos a assistir à ausência de um verdadeiro debate político, à falta de confronto sério de ideias que tenha em consideração os reais problemas do país. Quando é que os políticos dignificarão verdadeiramente a Política?

 

José Fernando,inEcos de Penajóia, ano 58, nº 657,7 de maio 2025 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt