per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Agosto

jogos Olimpicos
Editorial - Ecos de Penajóia - agosto

1 – Verdade. O Papa Francisco no passado dia quatro de agosto, na audiência de quarta feira, na catequese sobre a Carta de S. Paulo ao Gálatas referiu que com a verdade do Evangelho não se pode negociar, porque a Fé em Jesus Cristo não é uma mercadoria que se pode vender a baixo preço. Nós acrescentamos o Evangelho não possui campanhas de saldo.  
Esta afirmação papal baseia-se na passagem de S. Paulo que diz: “o Evangelho por mim anunciado, não o conheci à maneira humana; pois eu não o recebi nem aprendi de homem algum, mas por uma revelação de Jesus Cristo” (Gal 1, 11-12). São Paulo está preocupado com o anuncio do Evangelho, enquanto Querigma, isto é, o anúncio da Morte e Ressurreição de Jesus, o mistério pascal que cumpre a promessa da Salvação de Deus para Israel e a Humanidade. A comunidade do Gálatas passou a dar ouvidos aos falsos profetas, desviando-se do caminho da Fé. Por isso, São Paulo insiste e convida esta comunidade a permanecer fiel ao único Evangelho. Diz-nos o Papa Francisco, este alerta serve também para nós, no Evangelho não há espaço para a negociação. Com a verdade do Evangelho não se pode negociar. “Ou Tu recebes o Evangelho como ele é, como foi anunciado, ou recebes outra coisa“. 

O salvação não está à venda. Não se fazem acordos para se chegar à Salvação. O Evangelho é encontro, é salvação, é redenção. Em boa verdade, o Papa e São Paulo alertam-nos para a leviandade com que, por vezes, vivemos o Evangelho. A prática religiosa reduz-se a uma vontade física. A um estado de espírito. A um apetite espontâneo. E não a uma convicção profunda de querer deixar que Jesus entre na profundidade do nosso coração e transforme a nossa postura e atitudes em relação aos outros. Tão depressa me aproximo de Deus, como me esqueço de d’Ele. Julgamos que umas promessas, algumas velas a qualquer santo ou em Fátima, uma oferta generosa ao padroeiro da paróquia é suficiente para comprar o Céu. A Felicidade e a Verdade não se compram, alimentam-se, vivem-se e partilham-se como Dom. Deus não entra na teoria do mérito, numa troca direta, dou para receber. Deus acolhe-se numa atitude de liberdade e assume-se pela e na transparência da Verdade de uma Vida. 

 

2 – Jogos Olímpicos. Depois de vermos os Jogos Olímpicos adiados no ano de 2020, por causa da Pandemia, assistimos neste ano de 2021 à sua realização. A abertura e o encerramento do Jogos foram autênticos momentos de magia, tanto pela tecnologia utilizada como pela sincronia das danças e músicas de centenas de participantes. Mas os Jogos Olímpicos são também a prova de que o esforço, a persistência, a luta e o espírito de fraternidade são vitais para se chegar mais rápido, mais alto e mais fortes. Desta vez, participação portuguesa chegou mais alto com quatro medalhados. A reflexão continua a ser a mesma é necessário criar condições para que os nossos jovens pratiquem mais e melhor desporto. No entanto, o nosso desporto continua reduzido ao futebol, movimentando milhões de euros e relevando para segundo plano todos as outras modalidades. É hora de todos pensarmos que há mais desporto, há mais qualidade de vida para além do futebol. Falta é vontade política e compromisso social para alterar este fenómeno. 

 

3 – Calor. Advinha-se que os restantes dias de agosto sejam inundados por uma vaga de calor à semelhança do que temos assistido noutros países da Europa. Os efeitos do aquecimento global são já visíveis. Não basta um conjunto de diretrizes europeias ou mundiais, é necessário que cada homem e cada mulher inicie uma atitude mais ecológica, cuidando do planeta, a nossa casa comum. 

 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 54, n.º 620, 14 de agosto de 2021  

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt