1 – Semana da Vida. Na semana de 14 a 21 de Maio, celebrámos a Semana da Vida com o tema: “Levanta-te a tua vida é um Dom”, proposto pelo Departamento Nacional da Pastoral Familiar. Na dinamização desta semana foram recordadas algumas passagens de alguns Papas, sobre o valor da Família e da Vida, e entre elas quero destacar uma palavra do Papa Beato João Paulo I, no seu último Angelus, na Praça de São Pedro, no dia 24 de setembro de 1978 e que continuam muito atuais: “Às vezes diz-se: ‘estamos numa sociedade toda estragada, toda sem moral’. Mas tal afirmação não é verdade. Há ainda tanta gente boa, tanta gente honesta. Pergunte-se antes: Que fazer para melhorar a sociedade? Eu responderia: Procure cada um de nós ser bom e contagiar os outros com uma bondade toda penetrada pela mansidão e pelo amor ensinado por Cristo.”
Estas palavras continuam hoje atuais. No contexto social, com as diversas peripécias que assistimos desde a política, ao futebol até à própria religião, levam-nos facilmente a concluir, vivemos numa sociedade estragada, sem moral, anda tudo perdido. João Paulo I, ajuda-nos a perceber que o bem existe. Pessoas sérias, honestas e justas abundam no nosso mundo. A existência de uma sociedade pautada pelos valores éticos da defesa da vida e pelo respeito da diferença é uma tarefa de todos nós. Cabe aos cristãos, aos homens e mulheres de boa vontade, contagiar o mundo com o bem. Todos nós podemos fazer mais, muito mais para tornar o mundo melhor. Perguntemo-nos o que posso fazer para melhorar a sociedade. Não é necessário muitas coisas apenas ser bom e deixarmo-nos inundar pelo Amor ensinado por Jesus.
2 – Ordenação Episcopal. Estávamos nós a terminar a elaboração do jornal quando fomos surpreendidos pela alegre notícia de que Sua Santidade o Papa Francisco, elegeu para Bispo auxiliar do Porto o Cónego Joaquim Proença Dionísio, atual reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa. O Cónego Joaquim, conhecido na nossa comunidade como o P. Joaquim foi pároco durante onze anos desta paróquia. Por opção do Senhor D. António Couto, em 2013, o P. Joaquim deixa a paroquialidade de Penajóia e assume a Reitoria do Seminário de Lamego, e eu que era até então o Vice-reitor do Seminário de Lamego assumi com alegria e de consciência tranquila, por ter comprido durante 12 anos uma missão com bons frutos na formação e trabalho vocacional, esta paróquia de Penajóia. O trabalho realizado pelo meu colega dos tempos de seminário, P. Joaquim, permitiu que com facilidade fosse integrado e desse continuidade ao seu projeto de evangelização. A responsabilidade que terá em mãos será muito diferente, mas estamos certos que juntamente com a oração desta comunidade e desta diocese, o Sr. D. Joaquim saberá imprimir um novo dinamismo no colégio episcopal e rasgar linhas para uma Igreja mais aberta e próxima.
3 – Ciclismo. O Benfica ganhou o campeonato e não faltaram notícias nos jornais e televisões durante três dias. João Almeida ganhou o terceiro lugar no pódio da Volta à Itália, tornando-se no primeiro português a consegui-lo e ficamos por umas meras referências. Há mais desporto para lá do futebol e há muitos e bons atletas noutras modalidades, mas nem os meios de comunicação social, nem a sociedade em geral reconhece o verdadeiro valor a estes atletas. Parabéns João.
José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 57, nº 640, 31 de maio de 2023.