per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Implica-te com o Amor

Domingo de Ramos

28 de março de 2021 

Com a celebração do Domingo de Ramos damos início à Semana Santa. Uma semana repleta de acontecimentos que moldam a nossa Fé e fazem de nós cristãos mais comprometidos com Deus, o Homem e o mundo. A entrada triunfal de Jesus, montado num jumentinho, em Jerusalém, ao som de cânticos, aclamações e ramos contrasta com o julgamento e condenação de Jesus lido e rezado no longo Evangelho da Paixão de Jesus deste Domingo. O cenário que envolve esta celebração parece dizer-nos que Jesus caminha para um fim sem retorno. Na verdade, a morte de Jesus acontece não como uma dramática morte de Deus, mas a expressão mais sublime do Amor de Deus para com a Humanidade e o Mundo. Jesus aceita ser conduzido até à Cruz, por AMOR. Aliás, toda a Missão de Jesus, não é mais que o deixar-se conduzir pelo AMOR de Deus Pai. Jesus não vive a sua missão, mas implica-se, mete-se dentro, encarna o próprio Amor, de tal modo que a Cruz conduz-nos e aponta-nos para a Ressurreição, para a vida, para a vitória do Amor sobre o mal.  

Viver e celebrar memória destes acontecimentos não serve apenas para contemplarmos e meditarmos na Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, mas deve-nos implicar, tornarmo-nos participantes e em comunhão com o próprio Jesus. É, por isso, que ao longo da história, encontramos tantas pessoas que se deixaram implicar pelo AMOR: mártires, santos, sacerdotes, religiosos, pais e mães que constantemente dão a vida pelos seus filhos, filhos que se disponibilizam para cuidar de seus pais, defensores da casa comum, da paz e da ecologia, cuidadores… apaixonados pelo AMOR manifestado como entrega em Jesus. Nesta semana, ousemos aproximarmo-nos mais de Jesus e implicarmo-nos, pela atenção, cuidado e amor desinteressado aos outros. 

 

Leituras: 

“Tomai, isto é o meu corpo” (Mc 14, 1-15) 
Fratelli Tutti, 67 

 

Desafios: 

  • Enfeitar e/ou colocar a Cruz com ramos de oliveira, alecrim… na varanda de casa ou no jardim 
  • Realizar a Via sacra em casa ou ao redor do jardim de casa. 

 

 

Dinâmica: 

  • Preparar a Cruz para a Semana Santa com Ramos e um manto roxo. 
  • Rezar pelos que dão a vida por amor aos outros: mártires, santos, cuidadores dos nossos hospitais e lares. 
  • Rezar a Via Sacra com a família. 
  • Viver e participar nas celebrações da Semana Santa se possível presencialmente ou através dos meios de comunicação social (TV, Rádio, Redes Sociais…) 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt