Visitar
“Bendito é o fruto do teu ventre”
REFLEXÃO:

Chegamos ao cume desta caminhada de Advento, como Maria ao cimo das montanhas de Judá, para visitar a sua prima Santa Isabel. A Nova Aliança começa a manifestar-se, e João exulta no seio de Isabel.
O nosso Bispo fala mesmo em “autoestrada da aliança, sinalizada por Palavras e Atitudes de excelência, compromisso solene selado entre Deus e o seu Povo. Deus é fiel, fidedigno, digno de confiança, e não pode desdizer-se, mesmo que nós sejamos infiéis” (n° 3).
A encarnação do Verbo de Deus no seio de Maria, assumindo a nossa natureza, é o sinal mais visível dessa mesma aliança que Deus faz com a Humanidade. A Palavra incarnada é o alimento que nos sustenta e nos transforma interiormente. É por isso, que Maria se pôs a caminho para visitar e anunciar a Palavra de Deus nela feita carne e implicar-nos na Aliança de Deus com a Humanidade. O seu testemunho é fonte de bênçãos e faz exultar de alegria.
Saudemos a Palavra de Deus, de pé, cantando.
(acender a quarta vela)
LITURGIA
Entronização da Palavra
Antes da Liturgia da Palavra, um admonitor convida a assembleia a deixar-se visitar pela Palavra de Deus. Depois da admonição os acólitos transportam o Evangeliário, colocando-o ao centro do altar. Este rito é acompanhado de um cântico apropriado.
POPOSTA PARA A FAMÍLIA
Desafio
Pensar nas famílias que mais sofrem, e que têm necessidades durante todo o ano e não apenas na quadra natalícia, vamos escolher uma instituição / família / pessoa a quem ajudar noutra época do ano. Marcar um dia no calendário para concretizar essa ajuda e pomos uma lembrança no telemóvel para não nos esquecermos, para passarmos das palavras à ação.
Maria visitou Isabel cheia de alegria, que até o filho de Isabel exultou no seu ventre ao ouvir a saudação de Maria. Os gestos valem mais do que muitas palavras. Saudemos as pessoas que cruzam pelo nosso caminho e aprendamos a cumprimentar (boa dia e boa noite) na língua gestual portuguesa
Oração
Senhor Jesus,
escolheste habitar no meio de nós
e especialmente na nossa família.
Ajuda-nos a fazer do nosso coração
e da nossa vida uma casa acolhedora
na qual haja espaço para Ti e para todos.
Torna-nos capazes de olhar, saudar e visitar com
simpatia cada pessoa que encontramos,
para que através da nossa amizade
possam reconhecer-Te como
o amigo mais precioso do mundo.