I Domingo da Quaresma
21 de fevereiro de 2021
Estamos a iniciar o Primeiro Domingo da Quaresma!
Este ano, viveremos a Quaresma envolvidos pelo tema que escolhemos para este tempo de preparação: Liberta-te, deixa florir o que de bom há em ti, num contexto de muitas dúvidas, medos, anseios, dor, luto e de ausência comunitária das celebrações sacramentais provocadas por esta aparente e interminável Pandemia. Ainda que, sejam muitas as razões, nada nos impede de celebrarmos a nossa Fé, num contexto de Igreja Doméstica e familiar que queremos viver em cada domingo da Quaresma. É, neste sentido, que em cada domingo disponibilizaremos algumas propostas, dinâmicas e momentos de oração que ajudarão e LIBERTAR-TE para que a tua Páscoa seja florida cheia de PAZ, ALEGRIA e AMOR.
Não te sintas obrigado a realizar todas as dinâmicas, como quem preenche uma checklist. Escolhe aquela que melhor se adapta à tua família, ao teu ambiente e à tua disponibilidade.
No final desta página encontrarás o esquema para toda a Quaresma em formato pdf.
UNE-TE AO AMOR
Faz uma aliança com Deus. Na intimidade com Deus (AMOR) tens mais presente a consciência de tudo o que é supérfluo, que está a mais e que necessita de uma mudança na tua vida. Aceita o desafio e convite à Aliança com Deus e procura ser melhor a cada dia. Este domingo é o tempo propício para programares o que queres mudar e renovar em ti.
Leituras:
As tentações: “Arrependei-vos e acreditai” (Mt 6,1-18)
Fratelli Tutti, 91-92
Desafios:
- Cruz no exterior da casa (de madeira se possível)
- Vaso com sementes
- Cuidar da CASA COMUM e da natureza
- Renúncia Quaresmal Diocesana.
Dinâmica:
- Colocar um vaso com sementes, junto com a Bíblia e o Crucifixo.
- Colocar uma Cruz, despida no exterior da casa (se ainda não foi colocada)
- Iniciar a Renúncia Quaresmal Diocesana para a Diocese de Alepo (Síria).
- Procurar respeitar a natureza fazendo reciclagem do lixo.
- “Na família, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e cuidado da vida, como, por exemplo, o uso correto das coisas, a ordem e a limpeza, o respeito pelo ecossistema local e a proteção de todas as criaturas” (LS 213).