O nosso Lugar de Valclaro esteve em Festa nos dias 10 e 11 do mês de agosto com uma homenagem de ação de graças a Nossa Senhora da Piedade concedida a Joaquim de Sousa, embora partilhada economicamente pela respetiva povoação. (…)
A grande festa que une em cada ano os penajoienses é a Festa de Santíssimo Salvador. A festa em Valclaro aconteceu por um motivo mais particular, mas que se tornou num momento de grande alegria local ao conviverem todos com as suas famílias, a saudade dos amigos que com eles cresceram e, ao olhar a Imagem da Senhora da Piedade, trouxe-lhes comoção, saudade e, com lágrimas nos olhos, ouvi dizer-lhes “parto com o coração cheio”.
(…) Na tarde do dia 10 com jogos tradicionais e à noite um grande festival de música com o grupo EXPRESS/68, do Porto. Estas atividades realizaram-se nos espaços da Quinta do Estremadouro, da família Montenegro, que também partilharam e conviveram. (…)
Pelas quatro e meia da tarde a Capela da Senhora da Piedade foi pequena para tantos fiéis que queriam participar na Eucaristia deixando alguns no adro da mesma. A Eucaristia teve uma solenidade de Festa. O coro composto pelos nossos jovens e outros completou esta celebração numa homenagem perfeita, emotiva, já que a celebração da Eucaristia é a raiz da vida espiritual do cristão. (…)
Depois da bênção final procedeu-se à procissão que saiu da Capela com o andor da Senhora da Piedade, de Santíssimo Salvador, de Nossa Senhora da Conceição, de Santa Teresinha e algumas figuras tendo percorrido toda a povoação. Saiu pelo Lugar da Mata até à estrada nacional, Lugar D´Álem, Marco e Capela. Aqui recebeu-se a Bênção final, cantou-se um cântico a Nossa Senhora e houve palmas. Viram-se rostos felizes. (…)
Penajóia, Povo crente que gosta de homenagear em tempo próprio a devoção a Jesus Santíssimo Salvador, a Maria Mãe de Jesus e aos Santos existentes nas nossas Igrejas e Capelas. São o testemunho da Fé que nos foi deixado pelos nossos antepassados e que hoje continuamos a praticar a mesma fé e os mesmos valores deixados.
Vamos de coração cheio desta linda Festa. Valeu a pena esta Homenagem a Nossa Senhora. Diz o nosso Povo de Valclaro que o rosto de Nossa Senhora se mostra alegre ou triste segundo o estado de espírito do nosso coração. Nos dias 10 e 11 deste mês, Ela sorriu para todos e a todas inundou com as Suas Graças.
Parabéns a quem realizou e trabalhou. Com a sua atitude deram motivos a tantas pessoas de viverem as suas emoções, de matar saudades, de partilhar a alegria com amigos e familiares. Que Nossa Senhora da Piedade interceda por todos junto de seu filho Jesus, o Santíssimo Salvador.
Artigo completo em: Maria Teresa Felisberto, in Ecos de Penajóia, ano 58, nº 651, 16 de agosto de 2024.
Fotografia: André e Vera Santos