A catequese da Paróquia teve o seu início no passado dia dez de outubro com a recepção a todas as crianças e adolescentes da catequese. Antes da celebração da Eucaristia os pais e mães estiveram reunidos com o pároco para falarem de assuntos relativos ao ano catequético. O P. Zé Fernando começou por agradecer aos pais por mais uma vez confiarem na paróquia e nos seus catequistas para a formação cristã dos seus filhos. Depois desafiou os mesmos a que permanecessem fiéis ao trazerem os seus filhos todos os domingos à catequese. A catequese é um tempo de descoberta da Fé e das maravilhas que Deus vai operando na humanidade. A catequese oferece às nossas crianças e adolescentes competências que as ajudem a integrar no seu dia-a-dia os valores cristãos e morais fundamentais para a construção de uma sociedade mais alegre e feliz. No entanto, as crianças, por si só, não virão à catequese, atendendo à distância e ausência de transportes, se famílias não se disponibilizarem para as trazerem. Este é um compromisso sério e contínuo que cada pai e mãe assumiu no momento do Batismo dos seus filhos.
Se a catequese é fundamental, ela só atingirá os seus objetivos se for capaz de motivar as nossas crianças à participação das celebrações comunitárias como a Eucaristia e outras celebrações. A catequese sem a Eucaristia perde a eficácia. Na Eucaristia encontramos a Palavra e o alimento que permite a cada cristão recuperar a razão da sua existência, a esperança do novo dia e a força para ultrapassar as dificuldades.
No final da reunião o pároco comunicou as datas das principais Festas da catequese. A Primeira Comunhão no dia um de maio, a Confirmação no dia oito de Maio e no dia doze de junho Festa da Profissão de Fé.
Na celebração da Eucaristia, o pároco entregou os diversos grupos aos seus respetivos catequistas. A Prof. Nelinha com a Inês Cardoso com os do primeiro e segundo ano; a Prof. Teresinha com o terceiro e quarto ano, o Prof. Aurélio com o quinto e sexto ano, a Alexandra e a Margarida com sétimo ano, a Fátima Sabença com o oitavo ano e o grupo de Crisma e jovens com o P. Zé Fernando.
Catequistas, in Ecos de Penajóia, ano 54, nº 622, 31 de outubro de 2021