per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Janeiro

Ecos de penajoia janeiro2022 - Paróquia de Penajóia

1 – Aniversário. O Ecos de Penajóia celebra, neste mês de janeiro, o seu 55º aniversário. Desde que o P. Armando reiniciou a publicação do Ecos de Penajóia, em 1978, que este não deixou de entrar em nossas casas, trazendo notícias dos acontecimentos e das gentes desta terra duriense. O Ecos é um jornal regional, propriedade da Paróquia, que vive e sobrevive da regularidade dos seus assinantes pagantes. Existe porque as pessoas querem o Ecos, desejam recebê-lo e encontram nele o elo que os liga à sua terra, mesmo que ausentes e espalhados pelo resto do mundo. Às vezes, recebemos um e-mail ou um telefona a dizerem-nos: por favor anule a assinatura do Jornal, o nosso ente querido, natural dessas terras e assíduo leitor, já partiu. A terra só faz sentido para aqueles que nela nasceram e/ou cresceram. Se a nossa narrativa de vida, não passa por uma determinada terra, se aquele lugar não faz parte das memórias da nossa infância e adolescência, não terá nenhum significado. Penajóia diz muito àqueles que aqui nasceram, àqueles que aqui vivem ou que por aqui criam amizades. O Jornal faz parte da terra, identifica o lugar, descreve as tradições culturais e religiosas de um povo, torna a comunidade viva. É, por isso, que os que estão longe devoram cada frase escrita e cada fotografia publicada. Transporta-os ao lugar onde os seus corações mais gostariam de estar. O Jornal é para eles, para os que estão longe, mas também para os que aqui fazem história e permitem que a notícia ou a escrita aconteça. Parabéns, caro leitor, amigo e conterrâneo. O teu interesse como assinante e leitor é a razão de ser de mais um aniversário de existência. 

2 – Janeiro. Este mês é marcadamente frio e seco. Não chove desde o Natal. Esta é uma triste realidade, mas será a condição cada vez mais presente. As transformações climáticas estão à vista e fazem sentir as suas consequências. Só não vê quem não quer ver ou quem anda muito distraído. Urge imprimir uma mentalidade cada vez mais ecológica, que respeite o meio ambiente, evitando o desperdício e o excesso de lixo. Não podemos estar à espera que seja o estado, os países ou os outros a impor as regras e medidas. Cuidar do mundo e da nossa casa comum, passa por cada um de nós. Tenhamos a coragem, alteremos comportamentos, cuidemos mais e melhor da terra. 

3 – Luto. Muitas das famílias da nossa comunidade estão de luto. Nestes dois meses foram vários irmãos e irmãs que partiram para a casa do Pai. Sabemos que a morte é uma condição natural, todos a vamos viver. No entanto, nunca estamos preparados para receber a notícia de que o nosso familiar partiu, independente da sua idade. Somos um Povo de Fé que acredita na Vida depois da morte. É nessa certeza que sepultamos os nossos mortos e confiantes de que eles(as) intercederão, por nós, junto de Deus Pai. 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 55, nº 625, 28 de janeiro de 2022. 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt