per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – janeiro

mockup revista 2 - Paróquia de Penajóia

1 – Vida Consagrada. Celebraremos no dia dois de fevereiro o Dia da Vida Consagrada, na Festa da Apresentação do Senhor. Na Igreja Católica, a vida consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida. Hoje inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos.  
A nossa Paróquia é agraciada com a existência de homens e mulheres que escolheram a vida Consagrada como forma de vida. Alguns destes nossos conterrâneos e conterrâneas o Senhor já chamou até si e intercedem, agora, por todos os que continuam a sua missão de Anúncio do Evangelho. Outros, pela sua idade e fragilidade, continuam a evangelizar pelo testemunho e pela comunhão com a cruz de Cristo, força e alento aos que ainda estão no terreno. É o caso do nosso querido P. Manuel João, um mártir da doença, que continua semana a semana a partilhar com todos os seus amigos e leitores a reflexão da palavra dominical. E outros, pela sua dedicação e amor a Deus e à humanidade, lutam pela justiça e igualdade entre os povos, entregam-se à evangelização e ao acompanhamento dos mais frágeis e vulneráveis das nossas comunidades, como são os sacerdotes, religiosos e religiosas, naturais desta comunidade, a exercer o seu ministério em tantas comunidades das nossas Dioceses ou nas dioceses além-mares. Os tempos de hoje são um desafio à vida consagrada e à necessidade de todos os consagrados testemunharem a alegria de continuarem a servir a Deus. Na Semana de 26 de janeiro a 2 de fevereiro procuremos rezar por todos os religiosos e religiosas e por todos os jovens, que sentem no seu coração o chamamento a esta forma de vida, para que sejam anunciadores da alegria de Deus. 

2 – Dia Mundial do Doente. No dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes a Igreja celebra o XXXI Dia Mundial do Doente. O Papa Francisco na mensagem que escreve para este dia com o título “Trata bem dele”. A compaixão como exercício sinodal de cura, desafia-nos a ter a coragem de nos aproximarmos e cuidarmos do que está fragilizado pela doença ou idade. 
“Todos somos frágeis e vulneráveis; todos precisamos daquela atenção compassiva que sabe deter-se, aproximar-se, cuidar e levantar. Assim, a condição dos enfermos é um apelo que interrompe a indiferença e abranda o passo de quem avança como se não tivesse irmãs e irmãos.” Mais do que nunca é importante tomarmos a consciência que teremos que ser nós, cada filho, filha, nora, genro, pai, mãe ou vizinho a tratar (com)paixão todo o que envelhece ou adoece. Estás consciente deste desafio? És capaz de tratar do outro com verdade? 

3 – JMJ 2023. Estamos cada vez mais próximos da vivência da Jornada Mundial da Juventude. Muitas vão ser as críticas e muito se vai esmiuçar quer seja o palco, as estruturas ou as dinâmicas. É evidente de que mais do que nunca devemos ser contidos nos custos da JMJ, mas não podemos ficar indiferentes ou incrédulos ao número de jovens que irá estar presente, ao retorno económico e, sobretudo, à grande riqueza da experiência humana e espiritual que todos poderemos experimentar e viver. 

 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 57, nº 636, 31 de janeiro de 2023.   

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt