A Comunidade Paroquial de Penajóia, no dia 3 de dezembro, esteve em festa louvando a Deus o Ministério do Padre José Fernando Duarte Mendes pelos seus 25 anos de sacerdócio.
Entrou na paróquia em 22 de setembro de 2013. (…) O seu dia de ordenação foi em 23 de novembro de 1997, mas a nossa Paróquia celebrou e efeméride em 3 deste mês de dezembro. (…)
Este dia raiou com temperaturas abaixo de zero, mas o coração das pessoas estava confortável, chegara a hora… Adro enfeitado com tapete de flores, cortejo processional de três dezenas de Sacerdotes onde fora colocada uma pomba nas suas estolas – símbolo do Espírito Santo, o Sr. Vigário Geral, o Sr. Bispo D. António Couto e o Sacerdote homenageado Sr. P. Zé a quem as crianças e jovens entregavam uma rosa com uma mensagem de carinho, entravam na nossa Igreja Paroquial ao som do Cântico “Espírito Santo sopro de vida fonte de amor”.
A palavra de acolhimento ao Sr. Bispo, Sacerdotes e a toda a Assembleia presente foi dirigida pelo Prof. Aurélio que acentuou a alegria do momento dizendo que a celebração da Eucaristia, que iria decorrer, era a melhor forma de agradecimento a Deus pelo dom da vida e o dom do sacerdócio do nosso Pároco. (…)
O Sr. Bispo deixou-nos a palavra da fé – a Eucaristia é para louvar Jesus, e, para além dos 25 anos de sacerdócio do P. José Fernando só se justifica esta homenagem porque dedicou esses 25 anos ao serviço de Deus, que é o único Senhor, dedicação total das nossas vidas e, a mensagem do Amor de Deus que quando entra em nós nos faz renascer para uma Vida Nova.
Como a Paróquia de Penajóia é grande, e tem muitos Povos dispersos, o ofertório solene foi feito segundo cada Lugar onde há Capelas ou Igrejas a Culto em cada semana: Molães, S. Geão, Moledo, Valclaro, S. António e Santíssimo Salvador levando o que de melhor tinham ou produzem, incluindo as cerejas, para além de alguns presentes.
A Junta de Freguesia também, na pessoa de Drª Claúdia Gomes, para além da sua oferta teve uma palavra de reconhecimento e felicitações ao Pároco. O Sr. Presidente da Câmara, Sr. Engenheiro Francisco Lopes, numa atitude de homenagem a um Padre culto, próximo, que honra a Diocese e o Concelho de Lamego, entregou também uma lembrança em nome do Município. Por sua vez, em nome da Paróquia foi-lhe entregue uma salva de prata, um Ramalhete Espiritual e uma Bênção Papal. Para os pais também houve um gesto de carinho com oferta de um quadro onde estão juntamente com o filho sacerdote e um ramo de flores. Entretanto, as zeladoras das nossas Igrejas e Capelas entregaram um arranjo de 25 rosas brancas ao mesmo tempo que em conjunto com toda a Assembleia cantavam os parabéns.
Por fim, os jovens pela voz de Inês Fernandes Cardoso deixaram a sua palavra, o seu carinho pelo Pároco e algumas ofertas. (…) Em nome de todo o Grupo: VIVA, VIVA AO NOSSO ETERNO JOVEM P. ZÉ FERNANDO.
No momento de Ação de Graças, o Sr. P. Zé Fernando emocionado agradeceu todo o carinho e amizade sentido naquela hora e naquele dia, falou do seu percurso sacerdotal, dos sacerdotes de equipa enquanto formadores nos Seminários.
Por fim disse: “nesta porção do povo amado de Deus, neste chão que tem as marcas do trabalho árduo, a beleza das cores de Deus, a generosidade das flores, a dedicação das pessoas e a fé ao jeito de Maria com os olhos voltados para o Santíssimo Salvador que aprendo a estar próximo, presente, a chorar em horas de luto, a escutar nas aflições, a rir nos momentos felizes, a abraçar os que chegam de longe, a rezar pela, em e com a comunidade, a viver a gratidão, e a sentir que vale a pena ser padre para e com as pessoas. Esta comunidade que amo e onde me sinto feliz e acarinhado, quis empenhar-se na comemoração destes meus 25 anos de sacerdócio. (…) Esta é a Festa de Ação de Graças pelos sacerdotes naturais ou que aqui trabalharam, pelas religiosas que daqui nasceram para a Missão, pelas famílias e por todos os baptizados que aqui residem ou residiram e pelos que imigraram, esta é a festa da Unidade, da alegria de sermos Igreja e amigos de Jesus, a festa da Fé”. Deixou uma palavra de Gratidão e de um bom haja ao nosso Bom Deus e a todos os que colaboraram e ajudaram na realização desta Festa. (…) No fim da Eucaristia o Sr. P. Zé Fernando recebeu os cumprimentos dos amigos e paroquianos enquanto eram distribuídas lembranças a todos. O convívio com (…) realizou-se nas instalações da Adega Alma Soalheira de Penajóia com um Copo de Água muito bem servido pelos serviços do restaurante Baía de Lamego, onde não faltou o bolo de aniversário e o espumante da nossa Adega.