per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Março

editorial Ecos de Penajóia - março22
Ecos de Penajóia - março22

1 – Páscoa. Após dois anos de Pandemia, com reflexo no impedimento das celebrações da nossa Fé, próprias da Semana Santa e Páscoa, a Conferência Episcopal Portuguesa, permite agora, respeitando todas as regras em vigor, que se realizem as procissões e a visita pascal. 
A Páscoa, nas nossas terras, é intensamente vivida. A Alegria da manhã da Ressurreição prolonga-se na manifestação do anúncio de Cristo Ressuscitado vivido pela celebração da Eucaristia e partilhado pela Visita Pascal. O compasso, com a Cruz engalanada de flores e cerejas, é acolhido e recebido com Amor em cada uma das casas. O toque dos sinos, os foguetes e o acolhimento dos amigos e familiares marcam o ritmo de uma Páscoa que também se manifesta na Festa, Fraternidade e Partilha.  
Na nossa paróquia iremos realizar a visita pascal de casa em casa. Quatro cruzes sairão pelos quatro lugares da paróquia anunciando Cristo Ressuscitado. Não será uma Visita Pascal como nos demais anos. A Visita Pascal pós-pandemia necessita de algumas adaptações tais como: 1) As pessoas devem estar de máscara no acolhimento da Cruz; 2) Entram em casa, com máscara, a Cruz, o presidente e a pessoa da caldeirinha; 3) O presidente inicia a oração da Visita Pascal à qual todas as pessoas respondem; 4) Não é permitido beijar ou tocar na Cruz; 5) As famílias no final da oração fazem uma ligeira inclinação à Cruz; 6) A Cruz não andará de mão em mão; 7) Não se cumprimentará pessoalmente as pessoas; 8) Na eventualidade de existirem doentes, apenas se deslocarão, ao mesmo, a Cruz e o presidente e 9) Deve-se evitar que as pessoas acompanhem o compasso de casa em casa.  

Estamos certos de que todos cumpriremos e respeitaremos estas orientações, para que a Visita Pascal, seja um verdadeiro encontro com Cristo Ressuscitado e num respeito pelas normas de segurança, que impeçam o aumento dos casos de Pandemia. Santa Páscoa.  

2 – Sínodo da Igreja. A Igreja está a viver a preparação da realização do Sínodo dos Bispos sobre a Igreja, com a designada fase diocesana. As comunidades têm sido chamadas, interpeladas a rezarem e refletirem sobre a sinodalidade de Igreja. É comum ouvir-se que é necessária uma Igreja mais interventiva, mais aberta, acolhedora, onde os cargos e as responsabilidades sejam rotativas, que vá de encontro aos mais vulneráveis, que seja mais ousada na sua evangelização, fraterna e de comunhão. Uma Igreja que se aproxime dos que se afastaram e que compreenda e escute os que estando dentro, vivem como se estivessem ausentes. Uma Igreja que forme e se dê a conhecer. Sem dúvida que estas e outras interpelações serão todas válidas, mas a sua concretização só terá início se cada um dos batizados tomar consciência de que ele é membro do Corpo da Igreja, é Igreja. Se quero e peço para a Igreja ser… eu próprio terei de ser o primeiro a vivê-lo. 

3 – Perdão. Não é fácil perdoar, mas é necessário fazê-lo. Sem perdão o Amor morre, a humanidade desaparece. O ódio, a desconfiança, o poder e a inveja ofusca-nos a capacidade para perdoar e compreender o Amor. Não teremos Paz, nem contribuiremos para a sua concretização, enquanto não descermos do pedestal do nosso orgulho para reconhecer que erramos, que fizemos o que não devíamos, e pedirmos Perdão a quem provocamos dano. 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 55, nº 627, 31 de março de 2022. 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt