Cuidar das Relações
“Filho, tu estás sempre comigo” (Lc 15, 1-3. 11-32)
O povo de Deus continua à sua travessia pelo deserto, depois da sua libertação do Egito. A primeira leitura de hoje diz-nos que estão já próximos da Terra Prometida. Como eles, também nós continuamos a nossa caminhada, em direção ao monte onde a Salvação nos está prometida.
Nesta subida, que tantas vezes se nos afigura penosa demais para as nossas forças, resta-nos uma certeza que nos traz alento, e que o nosso Bispo relembra na sua carta pastoral: “Sabemos que o Senhor está connosco todos os dias, vai connosco, cuida de nós, orienta os nossos passos, mesmo quando caímos, e pensamos que estamos e ficamos ali, perdidos no caminho, atolados no lodaçal frio da solidão e da indiferença. Ele Vai connosco sempre, é seguro, e chama-nos a caminhar com Ele, o que nem sempre conseguimos fazer” (n° 4). É exatamente esta a lição que tiramos da parábola do Evangelho deste domingo: nunca estamos sós. Ele vai connosco. Ele não desiste de nós. Ele espera sempre o nosso regresso. Ele cuida das nossas relações.
Ponto de Esforço – Na catequese, na família ou na escola.
Cuidar as nossas relações com as três palavras mágicas: obrigado, por favor e desculpa. Cuidar das relações agradecendo aos nossos companheiros e amigos e beleza da amizade.
Durante a semana rezar pelas seguintes intenções:
Dia 27 de Março Domingo – Oração: pelas minorias étnicas.
Dia 28 de Março Segunda-feira – Oração: por aqueles que não gostam de nós.
Dia 29 de Março Terça-feira – Oração: pelos desempregados
Dia 30 de Março Quarta-feira – Oração: pelos voluntários.
Dia 31 de Março Quinta-feira – Oração: pelas vítimas das catástrofes naturais.
Dia 01 de Abril Sexta-feira – Oração: por quem perdeu entes queridos.
Dia 02 de Abril Sábado – Oração: por quem perdeu a vontade de viver.