Cuidar das Opiniões
“Talvez venha a dar fruto” (Lc 13, 1-9)
A liturgia da Palavra deste domingo, volta a levar-nos ao cimo do monte. Há oito dias ao Tabor. Hoje ao Horeb, onde Moisés se deixa envolver e implicar pela sarça ardente que vê, pelo chão sagrado que pisa, pela voz de Deus que o chama.
Dom António Couto, na carta pastoral, alerta que a forma de Jesus nos implicar na sua missão é diferente daqueles que são os procedimentos dos homens.
Contrariamente aquilo que é a lógica humana “é no princípio da sua missão que Jesus chama os seus discípulos, e é durante a sua própria missão que Jesus os envia em missão (Mt 10,1-16; Mc 3,14; 9,1-6). Esta contemporaneidade envolve e revolve e implica com Jesus os seus discípulos, e envolve-nos e revolve-nos e implica-nos a nós do mesmo modo, impedindo a sua e a nossa catalogação como simples e fáceis continuadores ou herdeiros da missão evangelizadora de Jesus.
Somos, afinal, muito mais que meros continuadores ou herdeiros da missão de Cristo. Estamos implicados nessa missão, como os discípulos, desde o princípio e para sempre. Somos Igreja e isso deve desafiar-nos a cuidar das opiniões dos nossos irmãos, a acolhe-los com verdadeiro amor
Ponto de Esforço – Na catequese, na família ou na escola
Explorar com o grupo de jovens e catequese a opinião individual sobre “Ser Igreja”, focando na importância de conhecermos Jesus e os seus ensinamentos.
Estar mais atento às opiniões dos outros e respeitar o seu ponto e vista.
Durante a semana rezar pelas seguintes intenções:
Dia 20 de Março Domingo – Oração: pelos que vivem na solidão.
Dia 21 de Março Segunda-feira – Oração: pelos pobres de espírito.
Dia 22 de Março Terça-feira – Oração: pela conversão dos pecadores.
Dia 23 de Março Quarta-feira – Oração: pelos países em guerra.
Dia 24 de Março Quinta-feira – Oração: por aqueles a quem ofendemos.
Dia 25 de Março Sexta-feira – Oração: pelos que sofrem com doenças terminais.
Dia 26 de Março Sábado – Oração: pela tolerância cultural e religiosa.