per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

FESTA DE SANTÍSSIMO SALVADOR – 2023

Penajóia voltou a celebrar mais uma vez e sem restrições a Festa em honra do seu padroeiro. 
Depois de alguma incerteza sobre a realização da parte profana da festa, eis que uma comissão constituída na sua maior parte por elementos da comissão do ano passado se apresentou ao pároco com vontade de levar a cabo esta difícil tarefa de organizar as festividades que superaram todas as expectativas e foram um êxito pela forma como decorreram. (…) 
No dia 3 de Agosto tinha início o programa religioso com Eucaristia e pregação, este ano conduzida pelo Sr. Padre Paulo Alves, que fez o favor de substituir o nosso pároco, ausente para acompanhar os jovens da nossa paróquia e do arciprestado de Lamego, nas JMJ em Lisboa. Ao longo dos três dias e partindo sempre da liturgia diária, foi fazendo eco das palavras e dos discursos proferidos pelo Papa Francisco na JMJ. (…) 
No domingo dia 6 dava entrada pela manhã a Banda Filarmónica Severense percorrendo alguns lugares da freguesia e ajudando a levantar alguns dos andores que iriam participar na procissão da tarde. (…) 
Na homília o Sr. Padre Paulo, começou por nos lembrar que a Festa da Transfiguração de Jesus acontece precisamente quarenta dias antes da festa da exaltação da santa Cruz a 14 de Setembro e que ambas estão intimamente interligadas para logo de seguida referir que na cena presenciada pelos três apóstolos no alto do monte estão presentes o passado, o presente e o futuro, está a eternidade, está o tempo todo. Está a Lei e os profetas, Moisés e Elias, está todo o antigo testamento. (…) 
Da parte da tarde a Solene Procissão preencheu e rematou a nossa homenagem ao Santíssimo Salvador.  
A abrir a procissão, de novo a Fanfarra do CNE de Lamego à qual se seguia a Cruz Paroquial, a Bandeira e manto da Irmandade. (…) 
O Sr. Pe. Paulo, depois de ter abençoando com o Santo Lenho o Povo ali presente, dirigiu em nome do nosso pároco, algumas palavras de agradecimento aos presentes, pela forma como tudo tinha decorrido. 
A Banda mais uma vez fez a sua despedida e à noite, para aqueles que ainda se acharam com forças para tal, continuou o divertimento com a atuação de mais um grupo musical.  
Em nome da Irmandade quero agradecer à Comissão de Festas o seu empenho e sua colaboração na realização destas Festividades que em tão pouco tempo conseguiram fazer uma festa que não desmereceu em nada as dos anos anteriores. Parabéns. 
Ao Sr. Padre Paulo Alves o nosso obrigado pela dignidade e brilhantismo que pôs em todos os atos a que presidiu. 
À família que transportou e ofereceu o arranjo do andor do padroeiro, o nosso muito obrigado.  
A todos os que com sacrifício, devido ao calor que se fazia sentir, transportaram os andores e alfaias sagradas, a todos os figurantes da procissão e aos que de alguma forma colaboraram nesta manifestação de Fé, que o Santíssimo Salvador proteja e abençoe.  
Aos irmãos e a todos os que com as suas ofertas, continuam a manter viva a nossa Irmandade e o nosso amor pelo Santíssimo Salvador, que a todos Ele abençoe. 

Encargos da Irmandade 

Artº 36 – Tem a mesa obrigação de promover e zelar pelos interesses da Irmandade, pelo que fará juramento de administrar os seus fundos e rendimentos e cumprir as obrigações que estes estatutos lhe impõem. 
Artº 37 – Em particular a Irmandade é obrigada aos seguintes atos de culto: a) Jubileu na segunda Segunda-feira da quaresma, antecedido de três dias de preparação com pregação na Igreja de Santíssimo Salvador (atendendo às condições de trabalho atuais, celebramos este Jubileu no segundo domingo da Quaresma); 
b) Festa religiosa em honra de Santíssimo Salvador, no dia 6 de Agosto, antecedida de três dias de pregação e preparação; c) Participação na procissão ao cemitério de Santíssimo Salvador, no dia de Fiéis Defuntos; d) providenciar à celebração de dez missas em sufrágio de cada irmão falecido. Tem esta mesa, cumprido escrupulosamente estas determinações e tomou após a sua posse, a decisão de mandar celebrar uma missa todos os meses pelos irmãos vivos e falecidos. Queremos lembrar que são também nossa obrigação, as despesas de ornamentação da Igreja e do andor do Santíssimo Salvador bem como a organização da procissão. Felizmente tem havido grande colaboração da parte dos cristãos de Penajóia, nestes três aspetos o que tem aliviado um pouco as nossas despesas. Cumpre-se este esclarecimento para dizer que a realização da parte lúdica/profana da Festa de Santíssimo Salvador não é a função nem o papel desta Irmandade. Pedimos ainda que todos os que desejem ser irmãos desta Irmandade poderão contactar os responsáveis da Mesa da Irmandade de Santíssimo Salvador que providenciará o acolhimento de todos.   

Artigo completo disponível em: Aurélio Felisberto, in Ecos de Penajóia, ano 57, nº 642, 18 de agosto de 2023 

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt