Penajóia, como já noticiamos, vai celebrar os vinte e cinco anos sacerdotais do seu Pároco, P. Zé Fernando, no dia três de dezembro. Sendo ele, diretor do nosso Jornal – ECOS DE PENAJÓIA, desde 2013, entendemos apresentá-lo aqui, com mais profundidade nos seus valores sacerdotais e culturais que são muitos e, dos quais, poucos de nós têm conhecimento.
Quem é o Padre Zé?
O seu nome completo é José Fernando Duarte Mendes é filho de Virgílio dos Santos Mendes e Hermínia Duarte Jerónimo Mendes, natural de Cepões, nasceu a 29 de março de 1973, passando a sua família a residir na Paróquia de Santa Maria Maior de Almacave, em Lamego, desde 1988. Tem dois irmãos casados, o Eng. Paulo Mendes e a Prof. Cristina Mendes.
A sua formação académica e cristã começou com o 1º ciclo na Escola Primária de Castro Daire; frequentou o 2º ciclo no Seminário de Nossa Senhora de Lurdes, em Resende, ingressando no Seminário Maior de Lamego no 10º ano e frequentou o curso filosófico teológico no Instituto Teológico das Beiras, entretanto extinto. Possui licenciatura em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lisboa e Doutoramento, em Bioética, com a tese: Lares de Idosos, perspetiva bioética da Pastoral de Saúde, no Instituto Biótica da Universidade Católica do Porto.
Ordenado sacerdote a 23 de novembro de 1997, na Sé Catedral de Lamego pelo Bispo D. Américo do Couto Oliveira, foi seu secretário particular até ao ano de 2000. De 1998 a 2000 foi membro colaborador da Equipa Sacerdotal da Comunidade Paroquial de Almacave; de 2000 a 2009, membro da Equipa Formadora do Seminário de Nossa Senhora de Lourdes; de 2009 a 2013, Vice-Reitor do Seminário Maior de Lamego e desde 2013 pároco da Paróquia de Penajóia. (…)
Não será de mais que numa data tão significativa da sua vida, a nossa Paróquia de Penajóia lhe faça uma homenagem de festa e reconhecimento. O Senhor Abade aceitou esta homenagem, mas pediu-nos que fosse uma celebração simples, que todos e todas se sentissem envolvidos participando nas celebrações religiosas, nos momentos de formação ou preparação e no convívio do dia três de dezembro.
Programa Jubilar
“O Espírito ensinar-vos-á tudo” (Jo 14,26)
Deixamos aqui o Programa e Convidamos, todos, a participarem nos diversos momentos
– Dia 20 de novembro, A vocação, um chamamento de Deus, com a participação do P. José Filipe Mendes (Reitor do Seminário Maior de Lamego). Celebração Eucarística e Pregação, às 10h30
– Dia 26 de novembro, O Sacerdote e a missão da Caridade, participação do P. José Augusto Marques. (Pároco de Resende) Hora de Adoração, às 20h00.
– Dia 27 de novembro, O Sacerdote, Homem do Evangelho e Ministro da Misericórdia, participação do P. Paulo Alves (Presidente do Campus Instituto Piaget de Viseu). Celebração Eucarística e Pregação, às 10h30
– Dia 03 de dezembro, Celebração Jubilar dos 25 anos sacerdotais, presidida pelo Sr. Bispo D. António Couto, às 10h30, seguido de convívio e Copo de Água, nas instalações da Adega Alma Soalheira, Penajóia. A participação no Convívio e Copo de Água implicará a realização de uma inscrição a realizar-se nos respetivos lugares de culto ou através do email de geral@paroquiadepenajoia.pt, com o valor de quinze euros, por pessoa. As inscrições devem ser realizadas até 13 de novembro.
Artigo completo disponível: in Maria Teresa Felisberto, Ecos de Penajóia, ano 55, nº 633, 30 de setembro de 2022.