per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – abril

Senhora de Fatima - Paróquia de Penajóia

1 – Visita Pastoral. O Bispo da Diocese deve visitar toda a Diocese. Não o podendo fazer nas diversas celebrações litúrgicas, fá-lo através da Visita Pastoral. Aqui o Bispo mantém o contacto pessoal com o pároco e os membros da comunidade cristã. É uma ocasião para reavivar o fervor apostólico, o espírito de missão convocando os fiéis a renovarem o seu compromisso para com a evangelização. A Visita Pastoral é um momento de graça e que reflete a visita especial com a qual o supremo “Pastor” (1Pe 5,4) e guardião das nossas almas, Jesus Cristo, visitou e redimiu o seu Povo. Ao longo da Visita Pastoral, o Bispo, pode celebrar a Eucaristia, encontrar-se com as crianças e jovens, reunir-se com o conselho económico e pastoral, visitar doentes e celebrar o Sacramento da Confirmação. O nosso Bispo, D. António, tem vindo frequentemente, pelo menos uma vez por ano, à nossa paróquia e realizou a sua primeira Visita Pastoral em março do ano de 2013. Este ano está novamente em Visita Pastoral, nas paróquias do nosso arciprestado de Lamego. Na nossa Paróquia a Visita Pastoral acontecerá em dois momentos. O primeiro será por altura da Festa do nosso padroeiro, Santíssimo Salvador, nos dias cinco e seis de agosto. Nestes dias o Senhor Bispo presidirá ao momento de Adoração, Confissão e Eucaristia, no dia cinco de agosto. No dia seis, à celebração solene da Eucaristia da Festa. Pretendemos que o Senhor Bispo conheça as nossas tradições festivas e a comunidade emigrantes que nestes dias estão pela nossa paróquia. Serão dias de festa e de encontro com o nosso Pastor. O segundo momento será no dia 20 de outubro para a celebração do sacramento da Confirmação, reunindo-se com os jovens e crianças. Preparemo-nos para estes dois momentos que encherão a nossa comunidade de alegria e festa à volta da nossa Fé e do Bispo da nossa Diocese. 

2 – Maio. Ao longo do mês de maio as comunidades reúnem-se para a oração do terço, cumprindo o pedido que nossa Senhora realizou em Fátima, rezem sempre o terço. Apesar de alguns lugares manterem a devoção do mês de Maria, a nossa comunidade realiza dois momentos vividos pela comunidade num ambiente mais íntimo de oração. O primeiro é o Terço às Terças, oração do terço em casa de uma família. As suas portas abrem-se para acolher as outras famílias daquele povo ou bairro. O segundo é designado por: a Jesus por Maria, através da oração do terço antes da Eucaristia vespertina, no dia de sábado. Estas celebrações são realizadas às vinte horas para que as pessoas, depois das suas tarefas domésticas e agrícolas possam participar. Que momentos belos de oração e de partilha se temos saboreado nestes encontros. 

3 – Festa da Cereja. Penajóia, através da AMIJOIA, tem mantido a montra da cereja, a realizar no último fim de semana de maio, em Lamego. Sabemos que a organização de um evento destes requer muito empenho e dedicação dos organizadores e dos produtores de cereja. Desejamos que os anos mais fracos de cereja, como o que estamos a viver, não sejam motivo para desânimo nesta bela iniciativa de promoção da cereja da Penajóia. 

 

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 58, nº 649, 17 de maio de 2024   

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt