per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Editorial do Ecos de Penajóia – Dezembro

ecos dezembro - Paróquia de Penajóia

1 – Natal. Ao longo do tempo do Advento a nossa comunidade paroquial refletiu no tema: Tu és a Estrela! Eu sou o Peregrino! Jesus é a verdadeira Estrela, a Luz que tudo ilumina e tudo conduz. Eu sou o Peregrino, aquele que procura a Luz e quer ver refletir a Luz em todos os irmãos. O tema procurou centrar-nos no próximo Ano Jubilar sobre a Esperança. Mais do que falar, refletir e meditar sobre Esperança interessava que esta oportunidade nos fizesse sair de nós mesmo em busca da Esperança e na concretização de Esperança em cada um dos nossos irmãos. A Esperança é uma virtude dinâmica, implica sinais concretos que se manifestam por gesto de Fé e de Caridade. Assim, no tempo de Advento fomos convidados a termos gestos de gratidão para com os cuidadores formais e informais, a apoiar as mães grávidas, a visitar uma pessoa idosa ou doente, a enviar uma mensagem de alguém e a rezar com e em família.
A Santidade alimenta-se com estes e outros gestos simples e pequenos, mas que engrandecem a vida do Outro. Ao celebrarmos Natal continuemos a pedir ao nosso Bom Deus que nos permita continuar a aplicar estes gestos de proximidade com todos os que, pelo caminho da nossa Peregrinação se cruzam com cada um de nós.

2 – 2025. O ano de 2025 será um ano Jubilar por proposta do Papa Francisco. A abertura do mesmo aconteceu na noite de Natal de 2024 e terminará no dia de Natal de 2025. Na nossa Diocese o Sr. Bispo, D. António Couto, deu início no dia 29 de dezembro, Solenidade da Sagrada Família, à abertura do mesmo. O tema do Jubileu, Peregrinos de Esperança, é um convite e uma proposta a vivermos o ano de 2025 voltados para uma renovação da forma como vivemos, partilhamos e testemunhamos a nossa Fé. Um Jubileu é sempre uma oportunidade de gratidão pelas dádivas que de Deus recebemos, mas também para pedir Perdão de tantos momentos menos conseguidos da nossa caminhada de Fé. Neste sentido, teremos na Igreja várias oportunidades para realizarmos a nossa peregrinação jubilar, quer a nível diocesano quer a nível internacional, assim como diversos momentos de oração. Aproveitemos cada um destes acontecimentos para alimentarmos e reforçamos a nossa Fé. Palavras como Peregrinação, Porta Santa, Reconciliação, Oração, Profissão de Fé e Indulgência estarão presentes no Ano Jubilar e permitirão envolver-nos na dinâmica pastoral. O Papa convida-nos a olhar para os idosos, os migrantes, os jovens, os presos e tantos outros que vivem à margem das estruturas sociais. Não se trata apenas de olhar, mas de agir, de nos aproximarmos dessas pessoas e comunidades com o coração aberto, prontos para aprender com elas. Que cada um saiba aproveitar o Jubileu para uma renovação profunda da sua vida cristã. Um Bom Ano Jubilar de 20025.

José Fernando, in Ecos de Penajóia, ano 58, nº 654, 30 de Janeiro de 2024   

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt