per Mariam ad Iesum

S. Bernardo de Claraval

MENU

Festa da Primeira Comunhão

Festa da Primeira Comunhão - Paróquia de Penajóia

Tudo estava preparado para que o dia 23 deste mês de maio fosse dia de Festa na Paróquia. Doze das nossas crianças da catequese com os devidos anos de preparação, sendo cinco do quarto ano já, porque no ano passado não houve celebrações públicas nas igrejas e, sete do terceiro iriam fazer a sua festinha no passado domingo, dia vinte e três. 

Mas o homem só pode fazer o que Deus dispõe… e foi assim que no dia 20 nos é comunicado que a turma escolar do terceiro ano em Lamego iria confinar os alunos pela confirmação de um aluno afetado com COVID19… que até nem era da Penajóia. Não foi uma notícia agradável para famílias, catequistas e pároco pois que tudo e, tudo, era muita coisa nos deixou apreensivos. Depois de sugestões apresentadas chegou-se ao consenso de se fazer a Comunhão das crianças não sujeitas a confinamento, as do quarto ano, que foram seis visto que uma, do terceiro ano reside em Vila Real.  

Os trabalhos continuaram e, as seis crianças com suas famílias tiveram Festa da Primeira Comunhão no dia marcado – dia 23, na Igreja Paroquial. (…) 

Na homilia o Sr. Pe. Zé Fernando dialogou com as crianças sobre o momento importante nas vidas da fé de cada uma, pois que a partir daquele dia teriam um Amigo Especial que espera ser correspondido em cada dia e, em especial em cada domingo, para os fazer felizes pela vida fora. (…)  

O momento da Comunhão foi emotivo. Cada criança recebeu a Jesus Eucarístico com os devidos cuidados, e, com tempo necessário. Entretanto cantavam: vou comer deste Pão para ser feliz e amar o irmão; este Pão é Jesus, que vou receber nesta comunhão / é Jesus, meu amigo e meu companheiro: está sempre comigo. (…) 

Por causa da pandemia COVID houve uma preocupação constante na preparação desta Festa. Desde o número de pessoas que poderiam assistir, disposição de crianças e família nos espaços da igreja e, mesmo o fotógrafo foi escolhido por concurso – só poderia estar um. Tudo estava preparado para se fazer uma cerimónia com responsabilidade e muito amor a doze famílias e doze crianças. Deus deu-nos uma provação que só seis estariam seguras, mas iremos reunir em breve para terminar uma Festa que é de todos. Mesmo assim houve alegria, solidariedade e muita esperança. 

 

Texto: Teresa Felisberto 
Fotografia: Labfoto 

Artigo  completodisponível in  Ecos  de Penajóia, ano 54, n.º 618, 31 de maio de 2021.  

Partilhe este Artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Paróquias de Avões, Ferreiros, Penajóia e Samodães

QUARESMA 2021

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Tem fotos ou conhece histórias que gostaria de partilhar nesta pagina?
Fale connosco, envie os seus testemunhos para: geral@paroquiadepenajoia.pt