No passado dia 10 de Junho realizou-se mais um Passeio Paroquial, desta vez à bonita vila de Belmonte, que faz parte das Aldeias Históricas de Portugal.
A saída, em autocarro, foi por volta das oito horas cumprindo-se o que estava previsto no programa. A viagem decorreu serena e alegre, apenas interrompida com uma pequena paragem para um café e ida à casa de banho. (…)
A primeira visita esperava–nos mesmo ali ao lado. O Museu dos Descobrimentos / Centro de Interpretação “À Descoberta do Novo Mundo”. (…) Este espaço leva-nos numa viagem com mais de 500 anos feita através das mais modernas tecnologias interativas que nos permitiram compreender melhor a história e nossa relação com o Brasil. O Museu Judaico era outro espaço a visitar da parte da manhã. (…) E porque tudo fica logo ali ao lado eis-nos à porta da Sinagoga. (…)
O almoço teve lugar no Restaurante Casa do Castelo e foi um alegre e animado momento de convívio de onde todos saíram bem-dispostos. O tempo disponível a seguir ao almoço foi usado por cada um para visitar os monumentos existentes ali à volta. (…)
Finalmente faltava-nos visitar o museu do azeite, que mais não é do que uma azenha bem conservada de algumas décadas atrás e que a maioria dos presentes recordava, comparando-a com as duas que existiram
na nossa freguesia e que durante muitos anos nos proporcionaram o tão delicioso azeite que ganhou fama para lá das nossas fronteiras.
O tempo esfumava-se e era hora de partir em direção a Trancoso.
Foi uma viagem divertida, cheia de cultura, pouca cansativa porque tudo ficava perto de tudo.
Obrigado ao nosso pároco que nos vai proporcionando estas viagens que ajudam a fazer família e comunidade e que nos vão enriquecendo humana e culturalmente. Esperamos pela próxima. Até para o ano, se Deus quiser.
Artigo completo em: Aurélio Felisberto, in Ecos de Penajóia, ano 58, nº 650, 27 de junho de 2024.